Qual a melhor máquina de costura para iniciantes?

iniciantes em costura

A máquina de costura para iniciantes é uma maravilha de ferramenta que oferece opções de serviços básicos na técnica de corte e costura.

As melhores máquinas para iniciantes costumam ser aquelas consideradas máquinas caseiras ou domésticas.

No entanto, se engana quem imagina que máquinas domésticas não são sofisticadas o suficiente.

Muitas delas possuem recursos tecnológicos bastante refinados. Existem variados modelos por aí, despertando o interesse até mesmo dos profissionais de corte e costura.

Cada modelo apresenta configurações e especificidades diferentes, possibilitando mais ou menos recursos para uma costura mais criativa.

maquina de costura para iniciantes 2021

Sendo assim, cada pessoa deve priorizar as máquinas que caibam no seu orçamento e sejam compatíveis com os serviços que quer fazer com mais frequência. Sendo assim, se você está com dúvidas sobre o melhor modelo, confira as opções e dicas para saber mais.

Tipos de máquina de costura para iniciantes

Quanto mais básica for uma máquina, mais fácil será a prática inicial para pegar os conhecimentos fundamentais dos primeiros passos.

Contudo, as máquinas caseiras podem já apresentar muitos recursos e, geralmente, elas já possuem várias configurações e uma grande variedade de pontos.

Tipos de máquina de costura para iniciantes

Outros tipos de máquinas, como as de overloque ou a galoneira, servem mais às pessoas com níveis intermediários aos avançados no âmbito profissional.

A diferença é que essas são máquinas semi-industriais ou industriais, possuindo funções otimizadoras para confeccionar peças e trabalhar com mais tipos de tecidos e acabamentos.

Pensando nos iniciantes, confira alguns modelos a seguir:

Brother CS6000i

Esse modelo é um destaque, por sua confiabilidade e facilidade de manuseio.

Trata-se de uma máquina de costura básica, perfeita para iniciantes e cheia de configurações diferentes, incluindo recursos tecnológicos mais sofisticados.

modelo brother
Foto: Magazine Luiza

Através de uma tela LCD, é possível selecionar um ponto, dentre os sessenta pontos que ela possui.

Quando estiver mais seguro(a), ainda dá para avançar com o uso dessa máquina, utilizando o recurso do movimento livre para projetos mais complexos.

Só evite trabalhar com tecidos muito grossos e procure estar em ambientes bem iluminados, com luz acesa ou luz focal, especialmente quando for costurar tecidos mais escuros.

Singer Ultralock 14SH754 

Essa é uma pequena máquina de costura doméstica lançada pela marca Singer, que contém efeito profissional, se utilizando de seis tipos de pontos de costura.

maquina singer
Foto: Loja Singer

Com ela, é possível fazer overloque estreito, largo, fecho plano, ponto cadeia e bainha enrolada.

Possui configurações inovadoras, como identificação da passagem de linha através das cores e garantia de qualidade e facilidade para colocar a linha na máquina sem errar.

Elgin Bella BL-1200 

Para quem não tem muito dinheiro para gastar, essa máquina pode ser uma ótima opção.

É compacta, possui seis pontos diferentes para serem utilizados (pontos básicos) e oferece o recurso da costura reta, em zigue-zague e dois pontos para bainha invisível.

elgin bella
Foto: Magazine Luiza

Essa opção está entre as máquinas que costumam custar menos de 400 reais, oferecendo um menor investimento inicial.

Lenoxx PSM 101 

Esse modelo também está entre as máquinas que custam menos de 400 reais, oferecendo acessibilidade para os iniciantes, a partir de uma costura básica, mas de qualidade.

Lenoxx
Foto: Carrefour

Além disso, as atividades de costura nessa máquina podem ser bastante ágeis, por ela ser prática e fácil de usar.

Em questões específicas, ela possui 12 pontos de costura, ajuste de velocidade e permite o reforço da costura com o ponto de volta (retrocesso).

Singer Start 1306 

Essa máquina é mais um modelo doméstico da marca Singer, idealizada, justamente, para o “start” na costura.

Singer Start
Foto: Amazon

Ela possui cinco pontos diferentes e uma casa de botão, permitindo costura com agulha dupla. Além disso, pode ser utilizada com braço livre e em velocidade de 750 pontos por minutos.

Apesar de ser um modelo para iniciantes, é uma máquina resistente e durável.

Como escolher a máquina de costura com melhor custo x benefício 

Algumas dicas podem te ajudar a escolher a melhor máquina de costura para iniciantes, com economia e qualidade.

Opte por máquinas domésticas que sejam resistentes e possuam configurações variadas, se quiser buscar evolução usando a mesma ferramenta por mais tempo.

maquina de costura para iniciantes qual a melhor

Contudo, se estiver no aperto econômico, compre máquinas menores e compactas, que tenham um ou mais pontos básicos para fazer trabalhos simples e se aperfeiçoe no básico.

Quando quiser buscar novos passos para atuar na costura, escolha uma máquina que seja mais rentável para os seus serviços.

Existe uma variedade de máquinas domésticas com diferentes tipos e quantidade de recursos disponíveis. Verifique, então, a relação entre o custo e as especificidades de cada máquina.

Nesse caso, lembre-se das marcas de destaque nesse ramo do mercado para comparar preços e funções: a Singer, a Brother, a Elgin, a Lenoxx e a Janome. 

Nova ou usada? Vantagens e Desvantagens 

Uma máquina nova tem os processos, o eixo, as peças e engrenagens sem desgastes, possuindo menores riscos de defeitos.

Já uma máquina de costura usada, possui desgastes em relação às peças, bem como menor lubrificação e assim por diante.

máquina de costura para iniciantes usada

Para comprar uma máquina usada é preciso saber se ela foi bem conservada, lubrificada, como está o estado das peças, saber se alguma foi trocada, etc.

A máquina usada também possui uma durabilidade menor em relação às máquinas novas, por isso, saiba também como ela foi utilizada e quanto tempo já esteve em atividade.

Veja o valor em comparação à uma nova e identifique a vantagem econômica. Afinal, a grande vantagem de comprar uma máquina de costura usada é o valor razoavelmente ou consideravelmente menor.

máquina de costura doméstica para iniciantes

Se uma máquina for usada por muito tempo e valer pouco menos do que uma nova, não será uma opção favorável, pois você não tem certeza sobre os cuidados que ela sofreu.

Faça esse tipo de consideração e escolha a melhor opção em custo x benefício diante do seu momento atual. 

Qual a melhor máquina de costura para iniciantes em 2021? 

Dentre todas as opções de modelos, a marca Singer sempre se destaca e é líder de mercado, pois se inova e reinventa desde 1851.

Mas, atualmente, um dos destaques é a máquina de costura doméstica da Janome, uma marca moderna, robusta e silenciosa.

custo benefício

Ela é ideal para as costuras básicas, fazendo com que os iniciantes se aperfeiçoem nos processos fundamentais com facilidade.

Seu painel seletor possui 14 opções de pontos, além disso ela tem o braço livre e é ótima para fazer barras de calças, mangas e blusas.

Pode ser usada em jeans, sendo indicada também para customizações de peças, aplicação de botão e zíper, patchwork, cerzido, acabamentos e consertos em geral.

Como máquina de costura para iniciantes, é uma opção maravilhosa para 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *