Máscara com visor transparente para leitura labial [com molde]

A máscara com visor transparente para leitura labial é uma forma para que os deficientes auditivos possam se comunicar sem dificuldades durante a pandemia.

Você, certamente, se precisasse ler os lábios de alguém, não gostaria que eles fossem tapados pela máscara de proteção.

Aprenda a fazer uma máscara segura, bonita e que contribui para comunicação e inclusão.

Faça a diferença e inspire outras pessoas a fazerem o mesmo, para incluir socialmente, em todos os âmbitos, as pessoas surdas através da linguagem visual.

Saiba também se a máscara de neoprene é eficaz.mascara com visor de labios

O que é uma máscara com visor labial?

 A máscara de visor labial é uma máscara com visor transparente e cada vez mais pessoas estão começando a usá-la.

A máscara permite que os outros vejam os lábios de quem a usa. É preciso ampliar a consciência que as pessoas são diferentes e é preciso, então, incluir as diferenças.

Veja alguns modelos:

mascara com visor de acetato
(Foto: @donazebrafeltro)
mascara com visor de leitura
(Foto: @lisbellaatelier)
mascara de proteção com visor
(Foto: @aildavasconcelos)
mascara de proteçao para visão labial
(Foto: @artesulima)
mascara de proteção
(Foto: @adoreamorearte)
mascara para leitura com visor grande
(Foto: @mascara_comunicacaovisual)
mascara para leitura
(Foto: @nina.ateliee)
mascaras com visor de plastico
(Foto: @mimosdathieko)

Para tanto, com o uso de uma máscara com visor, você contribui para a inclusão e comunicação das pessoas surdas, que, com diferentes graus de escuta, são leitores labiais, porque se comunicam especialmente pelo contato visual, além de usarem a Língua Brasileira de Sinais.

mascara para leitura labial
(Foto: @lais.veloso_)

Molde:

Para quem é recomendada a máscara com visor labial?

É bom lembrar que qualquer pessoa pode ficar surda em qualquer idade.

Comumente, por exemplo, alguns idosos começam a apresentar dificuldades de escuta. Por isso, a máscara de visor labial é recomendada para todas as pessoas que desejam usá-las.

Leia uma matéria muito boa sobre máscara com protetor de olhos.

Muita gente tem surdez, em diferentes graus, e isso é uma maneira de inclusão social da comunidade surda.

visor labial
(Foto: @atelie_juartes)

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) ainda sofre para ser amplamente difundida e muitas pessoas surdas e ouvintes não a conhecem ou não aprenderam ainda.

Algumas máscaras de proteção são recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, lembrando que elas precisam seguir algumas especificações.

Como fazer a máscara com visor transparente para leitura labial passo a passo

 Materiais necessários:

  • 1 Molde (impresso)
  • 2 pedaços grandes de tecido (1 para usar na parte exterior da Máscara com Visor), 1 para o forro)
  • Clipes de maravilha
  • Caneta
  • 1 Acetato transparente (7cm x 11cm)
  • 2 tiras de elásticos (30cm)
  • Fita adesiva dupla-face (2 tiras finas de 5cm ou 6cm de comprimento)
  • Gancho de cabelo / pino de segurança (para prender o elástico)
  • Máquina de Costura ou somente o material básico de costura (linha e agulha)
  • Tesoura
  • Régua

Assista ao vídeo ou siga o passo a passo detalhado abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=b78VGVWa6hw

Passo a passo

  1. Imprima o molde e verifique se o quadrado pequeno possui uma polegada, com o auxílio de uma régua. Depois corte o retângulo do centro do molde que está com a linha tracejada e em seguida faça furos nos 4 cantos do retângulo que possui a linha sólida, com auxílio de um objeto furador (fino).
  2. Corte um tecido no padrão hexagonal do molde (que servirá para a parte externa da máscara), vire o tecido para o lado errado (o lado que não ficará para fora), coloque o molde por cima dele para riscar no tecido, com uma caneta, o lugar do retângulo que foi cortado e marque também no tecido os pontos furados do molde.
  3. Com ajuda de uma régua ou do próprio molde, ligue os pontos que foram marcados no tecido. Dobre o tecido ao meio e faça pequenos cortes no retângulo menor, depois abra o tecido e corte seguindo as linhas do retângulo menor, corte-o completamente.
  4. Faça pequenos cortes (em linha reta) que partam dos cantos do retângulo menor (que já foi cortado) em direção aos cantos do retângulo maior, mas NÃO ultrapasse o limite dos cantos do retângulo maior.
  5. Dobre para o lado contrário as quatro abas que se formaram ao longo das linhas do retângulo e vinque as bordas na medida que avança. Faça o mesmo procedimento com a segunda peça de tecido (que servirá para o forro, a parte de trás da máscara).
  6. Depois que terminar, coloque a primeira peça de tecido (parte externa) virada pra cima pelo lado “certo” (o lado que vai ficar para fora) e coloque por cima dela a segunda peça de tecido (forro) virada do lado “errado” (o lado que vai ficar para dentro), para que os dois lados certos se encontrem. Alinhe bem os dois moldes de tecido.
  7. No molde padrão hexagonal que foi impresso, fure os cantos do hexágono de linha tracejada. Depois, no lado errado do segundo tecido que está por cima do primeiro, marque os pontos a partir dos furos que você fez, com a caneta. Em seguida ligue os pontos, traçando uma reta (uso o próprio molde ou uma régua).
  8. Nos lados mais longos do hexágono, coloque os clipes maravilhas, você usará quatro deles para que os tecidos não se movam e fiquem alinhados.
  9. Com isso, pegue o acetato transparente na medida de 7cm x 11cm e coloque próximo às linhas longas desse retângulo (o acetato), uma faixa de fita dupla face (fina). Você usará duas faixas, uma em cima e a outra em baixo.
  10. Assim que colocar as duas faixas, remova-as, a cola da fita ficará no acetato, então, cole-o mantendo a proporção dos lados, no lugar correspondente ao retângulo vazado nos tecidos.
  11. Agora, costure o tecido por cima das linhas desenhadas que formam o hexágono próximo das bordas, quando acabar corte as pontas para dar um aspecto mais arredondado ao formato do tecido.
  12. Depois puxe cuidadosamente a parte do tecido que está dentro para fora, pelo outro espaço vazado que não está com o acetato. Então, o lado “certo” da máscara vai aparecer: a frente do tecido da parte externa e o forro atrás.
  13. Ajeite a máscara com cuidado, dando a ela uma boa impressão. Costure em volta da máscara com 2mm a 3mm de distância das bordas. Faça o mesmo em volta do retângulo central.
  14. Coloque a máscara com o forro virado pra cima. Dobre a parte superior (o topo) usando dois cantos do hexágono como referência, para segurar a dobra use os clipes. Repita o mesmo na parte inferior (a base). As linhas do topo e da base vão se encontrar.
  15. Costure agora a linha de cima e a debaixo, na distância de 2mm a 3mm da borda. Tire os clipes de cada lado na hora da costura… mantendo a dobra! A parte externa vai formar um retângulo.
  16. No lado do forro, na parte superior, pegue cada canto (um de cada vez) da parte solta (ou seja, sem costura) e o coloque para cima (SEM DOBRAR!). Não ultrapasse o limite da borda do topo.
  17. Dobre a borda da lateral do retângulo, levando-a para cobrir a linha limite da parte solta que foi para o topo, mantenha o limite da borda superior. Segure essa dobra com um clipe em cada canto. Repita o procedimento na parte inferior (a base).
  18. Perceba que em cada lateral vai se formar um retângulo longo e fino, a partir das dobras. Costure essas dobras curtas nas laterais. Retire os clipes na medida em que faz a costura para não se perder no formato, a costura é apenas na borda lateral para formar a entrada por onde vai passar os elásticos.
  19. Pegue duas peças de elásticos com 30cm (cada). Prenda cada elástico através do revestimento formado pela costura das laterais. Um misse/clipe/gancho de cabelo pode ajudar na passagem do elástico.
  20. Por fim, faça um nó ajustável, são dois nós, cada um feito por uma ponta do elástico. Repita o procedimento na outra lateral. Pronto! Você terminou de fazer a sua Máscara de Visor Transparente para leitura labial. Aproveite.

Para ver como funciona esse processo, assista:

Aprenda também como fazer máscara com meia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *