Material Dourado para imprimir em PDF Grátis

Você sabe o que é o material dourado para imprimir? Descubra neste artigo para que serve essa ferramenta e quais são os benefícios de usá-la com as crianças!

O que é o Material Dourado?

O Material Dourado é uma ferramenta didática usada para ensinar conceitos matemáticos. Ele é usado especialmente na educação infantil, mas pode também ser trabalhado com turmas de ensino fundamental.

Esse material é formado por blocos de madeira ou de plástico que representam unidades, dezenas, centenas e milhares, facilitando a compreensão das diferentes operações matemáticas.

Leia mais: Molde de livro em EVA para imprimir

Ao manipular os bloquinhos, os alunos conseguem visualizar e concretizar os números de uma forma tátil, o que ajuda na promoção de um aprendizado mais eficiente e interativo das funções básicas da matemática. 

Para que serve o Material Dourado?

O Material Dourado auxilia tanto na compreensão de operações aritméticas de adição, subtração, multiplicação e divisão quanto de valor posicional e noções de área e volume. Ele facilita a aprendizagem de matemática de maneira prática e concreta. 

material dourado

Veja ainda: Numerais para colorir e imprimir

Como usar o Material Dourado com as crianças?

Veja a seguir 5 formas distintas de usar o Material Dourado com as crianças:

  1. Introdução aos números: usar os blocos e unidades é uma excelente forma de apresentar os numerais às crianças porque permite que elas visualizem e até mesmo peguem nas quantidades. Pode ser trabalhado tanto a contagem de 1 a 10 quanto às demais formações de números seguintes;
  2. Fazer operações: manipule os blocos para ensinar as crianças a fazerem operações de somar, diminuir, multiplicar e dividir. Permite que elas vejam como os números interagem entre si;
  3. Aprender o valor posicional: o Material Dourado é uma boa ferramenta para ensinar o valor posicional dos dígitos em números maiores. Assim, as crianças conseguem diferenciar unidades de milhares ao manipular os componentes; 
  4. Resolução de problemas: as crianças podem utilizar o Material Dourado para encontrar soluções para problemas matemáticos simples, estimulando seu raciocínio lógico e pensamento crítico;
  5. Desenvolvimento de habilidades lógicas: como falado no tópico acima, a ferramenta é útil para realizar jogos e atividades que incentivem a lógica e o raciocínio matemático. 

Confira também: Regras de convivência na escola

Material Dourado para imprimir

Apesar de ser tradicionalmente composto por blocos de madeira (ou de plástico), esse recurso didático também pode ser impresso em papel, o que facilita e democratiza o seu uso em atividades escolares.

Material Dourado para imprimir dezenas

Para imprimir, basta encontrar moldes compatíveis, que sejam a representação dos cubos (unidades), barras (dezenas), placas (centenas) e cubos grandes (milhares). 

Material Dourado para imprimir unidades

Recorte e monte as figuras, de modo que os alunos possam manipular as peças e visualizar a composição dos números. Você encontra moldes disponíveis para você baixar e imprimir a seguir. 

Material Dourado para imprimir centenas

Material Dourado para imprimir milhares

Benefícios do Material Dourado para as crianças

Sendo uma ferramenta educacional essencial para o ensino de matemática nos primeiros anos escolares, há vários benefícios no uso do Material Dourado com as crianças. Veja 8 deles a seguir:

  • Visualização: ajuda na visualização de conceitos abstratos de forma concreta, o que facilita o entendimento dos números;
  • Coordenação motora: manipular as peças melhora a coordenação motora fina, algo fundamental para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças;
  • Conceito de Base 10: ensina a base decimal, fundamental para a compreensão dos sistemas numéricos;
  • Resolução de problemas: ajuda as crianças a experimentarem diferentes soluções para os problemas;
  • Raciocínio lógico: ajuda no desenvolvimento do pensamento lógico e na capacidade de estabelecer sequências e categorizar informações diferentes;
  • Interatividade: tornar a aprendizagem mais dinâmica e interativa aumenta o engajamento e motivação dos alunos;
  • Autonomia: o estímulo da autonomia faz com que as crianças explorem mais descobertas e criem repertório para identificar seus próprios erros;
  • Versatilidade: o Material Dourado pode ser usado para ensinar todas as operações e se adaptar a distintos níveis de aprendizado.

Aproveite a disponibilidade de Material Dourado para imprimir neste artigo e comece a usar essa ferramenta tão valiosa para o desenvolvimento do pensamento matemático nas crianças. 

Deixe um comentário