Molde de chapéu cangaceiro para baixar em PDF

Você sabe como fazer um molde de chapéu cangaceiro? Veja neste artigo algumas referências de como fazer o seu e também ideias para decorá-lo de uma forma bem criativa e original!

Molde de chapéu cangaceiro para imprimir

O molde de chapéu cangaceiro para imprimir é um ótimo recurso para quem precisa fazer projetos educativos ou de artesanato dentro da temática nordestina.

molde de chapeu de cangaceiro grande

Leia também: Bonecos juninos para imprimir grande

Como o chapéu cangaceiro é um símbolo da cultura regional nordestina, ele também se adequa a decoração de festas temáticas, especialmente as festas juninas.

molde chapeu cangaceiro

Para usar o molde, basta imprimir, recortar e montar. Veja a seguir os modelos de molde que selecionamos para você.

Leia ainda: Como Decorar Chapéu Junino Passo a Passo

Chapéu de cangaceiro de EVA

Por ser um material leve, flexível e fácil de manusear, o EVA é uma excelente escolha para confeccionar uma peça de chapéu de cangaceiro que tenha uma finalidade educativa ou decorativa.

molde chapeu cangaceiro eva

Outra vantagem do EVA é o fato dele ser resistente à água e ser durável, de modo que facilita que o chapéu mantenha o seu formato e aparência por um período longo.

botao

Com a variedade de cores disponíveis, você pode personalizar o seu chapéu de cangaceiro de uma forma bem criativa, adicionando detalhes típicos e referências que remetem a bordados e desenhos, tais como nos originais.

Ao optar pelo EVA como material para criar o seu próprio chapéu de cangaceiro para compor a sua fantasia de festa junina, você ainda economiza porque é um material com ótimo custo benefício.

Como fazer chapéu de cangaceiro

Criar o seu próprio chapéu de cangaceiro é muito fácil. Os materiais que você precisa são:

  • Uma folha de EVA marrom (para ser a base do chapéu);
  • Uma folha de EVA na cor creme (para compor os detalhes);
  • Régua;
  • Tesoura;
  • Cola;
  • O molde de chapéu de cangaceiro já impresso.

É importante que você faça a medição do corte de acordo com o tamanho da sua cabeça, para que o chapéu se encaixe certinho e não fique nem muito grande, nem apertado.

Confira ainda: Decoração de festa junina em EVA 

Você consegue fazer de forma rápida e mesmo sem ter grande experiência no manuseio de EVA: basta seguir o encaixe do molde e cortar nos locais recomendados.

Se quiser adicionar mais elementos de decoração, como miçangas ou fitas, fique à vontade e deixe a sua imaginação voar. Veja como criar o seu chapéu passo a passo neste tutorial:

Ideias para decorar chapéu cangaceiro

Confira abaixo 8 ideias criativas de como decorar o seu chapéu de cangaceiro de uma forma bem original e artística.

Bordados tradicionais

Você pode pegar aplicações de bordados típicos nordestinos, como estrelas, e colar no seu chapéu. Isso dará um toque autêntico e rústico à peça.

Pinterest

Adornos de couro

Aplique tiras de couro, podem ser feitas com corte à laser, e forme desenhos geométricos no entorno do chapéu. É outro elemento que dá um toque bem rústico.

Pinterest

Pintura à mão

Se você tiver domínio de técnicas de pintura, pode retratar paisagens ou fazer desenhos de figuras icônicas do cangaço, como Lampião e Maria Bonita.

Aplicação de miçangas

As miçangas são uma ótima saída criativa para quem deseja decorar o seu chapéu de forma colorida e visualmente chamativa. Elas dão um toque de cor e brilho.

Franjas e fitas

Franjas de tecido ou fitas coloridas, sejam feitas de cetim ou de tecidos tradicionais juninos, como a chita, são uma ótima escolha para dar um visual festivo ao chapéu. É uma ótima referência para quem vai compor o traje de festa junina com ele.

Patchwork

Aliás, os tecidos são uma referência super válida para a decoração do chapéu. Você pode misturar diferentes pedaços e criar um mosaico de cores e texturas, formando uma estampa exclusiva.

Tachas metálicas

Para um visual mais robusto, você pode usar tachas e rebites metálicos, que remetem aos utensílios de couro usados pelos cangaceiros.

Flores de tecido

Ainda na onda dos tecidos, você pode selecionar flores artificiais ou de tecido para colar ou costurar no chapéu. Elas dão um toque delicado e alegre.

Com essas ideias, você vai ter ótimas referências de como criar o seu chapéu com o molde de chapéu de cangaceiro, deixando-o com o seu estilo pessoal.

Deixe um comentário