Molde de Pena de índio para imprimir, recortar e colorir

O molde de pena de índio é uma excelente forma de representar de forma artística a cultura indígena, pois eles usam esse elemento como ornamentação pessoal e acessório.

Existem vários modelos de penas que podem ser pretas ou coloridas, e as variações não são apenas nas cores, mas também nos tamanhos e formatos.

Além de decorar, as penas também têm um valor simbólico e espiritual para os indígenas. Dessa forma, é uma excelente maneira de demonstrar respeito pela natureza e pelos ancestrais.

Leia também: Índio para colorir

Molde de pena de índio para imprimir

No dia 19 de abril é comemorado o dia do índio e o molde de pena de índio é uma excelente forma de representar essa data especial.

molde de pena de indio

Você pode imprimir vários modelos e tamanhos de penas, que podem ser usadas de diferentes formas.

Veja mais: Cocar de índio para imprimir

moldes de pena de indio

Na maioria das vezes, esses moldes são usados na educação infantil, para ensinar as crianças sobre a importância da cultura indígena.

pena de indio molde

Confira ainda: Brinquedos indígenas

Elas podem usar esses moldes para recortar, colar, colorir e pintar. Tudo depende da forma como as penas serão usadas pelas crianças.

Desenho de Pena de índio para colorir

Na internet é possível encontrar vários modelos de penas de índio para colorir, podendo elas ser grandes, pequenas, decoradas ou simples.

molde de pena de indio para colorir

Esses desenhos podem ser isolados ou acompanhados de lindos indiozinhos, com cenários típicos da cultura indígena como ocas, cocar e muito mais.

molde de pena de indio para pintar

Colorir esse tipo de atividade é muito divertido, pois as penas usadas pelos índios são coloridas e chamativas, permitindo assim que as crianças usem a criatividade e imaginação.

ideias de molde de pena de indio para colorir

Pena de índio colorida para imprimir

Nos casos de fazer máscaras ou acessórios para as crianças, você pode usar os moldes de penas de índio para imprimir coloridas e decoradas.

molde de pena de indio colorida

Essas penas são usadas para enfeitar as crianças em teatros e apresentações escolares e também como forma de fazê-los lembrar dessa data especial.

pena de indio para imprimir

As penas coloridas podem ter apenas uma cor ou uma variedade delas, tudo depende de suas preferências pessoais e finalidades.

molde de pena de indio grande

O que significa as penas do cocar?

O cocar é um símbolo tradicional dos índios e possui alguns significados a depender das tribos e culturas.

Alguns dos significados desse acessório tem relação com a ordenação da aldeia, o significado da vida e a importância do ser.

Cada tribo tem um significado especial, mas os modelos maiores e mais vistosos são usados especificamente por curandeiros e caciques.

As cores das penas podem variar conforme a aldeia, mas geralmente são verdes, vermelhas, azuis, amarelas e roxas.

Por que os indígenas usam penas?

É comum ver indígenas usando enfeites de cabeça feitos com penas coloridas e esse adorno tem vários significados a depender da cultura de cada tribo.

Os modelos, tamanho e cores simbolizam itens diferentes e na maioria das vezes as coroas de penas ou cocar são usados por índios que demonstraram coragem em batalhas.

Além do cocar, as penas coloridas podem ser usadas como enfeites de roupas e também como ornamentação das casas e ocas indígenas.

Outros acessórios que podem ser enfeitados com penas coloridas pequenas, médias e grandes são brincos, colares, tornozeleiras e pulseiras.

Dicas para criar artesanatos usando penas de índio

Muitas pessoas têm admiração pelas penas coloridas usadas pelos índios e o molde de pena de índio pode servir para fazer vários artesanatos.

Algumas opções de artesanatos são os apanhadores de sonho, enfeites de cabelo, cortinas de janelas, sinos do vento, colares, brincos e muito mais.

Alguns materiais que podem ser usados além das penas para montar lindos itens artesanais são as miçangas, pérolas, pedras naturais, cordas e barbantes coloridos e muito mais.

Deixe um comentário