Quadro de incentivo infantil: o que é, como funciona e modelos para imprimir

modelo de quadro de tarefas

O quadro de incentivo infantil serve para educar e alegrar o dia a dia das crianças, porque, juntamente com os familiares, as tarefas são divididas e recompensadas.

Os deveres e direitos são distribuídos a todos os envolvidos, embora o foco seja a criançada.

Esse quadro de incentivo acaba sendo recheado de afetividade e ainda imprime uma dinâmica super organizada para educar as crianças.

Os benefícios são inúmeros e existem muitos aspectos para entender sobre ele, antes de começar a usá-lo.

o que é quadro de incentivo

quadro incentivos pronto

Por isso, leia atentamente as dicas, as funções e como fazer essa ferramenta, buscando os melhores modelos para imprimir. No final, os resultados podem ser surpreendentes!

O que é quadro de incentivo infantil? 

É um quadro criativo que apresenta metas e objetivos a serem cumpridos por toda a família, mas, principalmente, pelas crianças.

Na verdade, o quadro de incentivo infantil é feito para estimular o senso de responsabilidade na criançada. Desse modo, a família dá o exemplo e participa também.

quadro de incentivo infantil para imprimir

quadro incentivos pronto

Então, o quadro pode conter tarefas para os pais e os demais familiares que possam participar, mas ele é feito para destacar as atividades que as crianças precisam realizar.

A cada “missão cumprida”, a criança recebe uma recompensa simbólica ou algum presente, a depender dos acordos que foram feitos entre os familiares.

Como funciona o quadro de incentivo 

O quadro funciona a partir de um planejamento familiar e da instalação de uma rotina, traçando tarefas e atividades diárias para cada morador.

O foco está nas crianças, por isso o quadro precisa ter um aspecto infantil, imprimindo a personalidade de cada criança e evidenciando as tarefas que devem ser cumpridas.

quadro de incentivo personalizado
Foto: @fernanda_lima_personalizados

Precisa ter um caráter educativo, proporcionando aprendizados no cotidiano do lar.

Toda vez que uma tarefa é concluída, é necessário marcar a realização no quadro e, depois da criança ser recompensada, ela precisa continuar praticando as atividades.

Essa marcação pode ser feita com um adesivo colorido, um emoji de carinha feliz ou ainda com um simples “x” dentro de um espaço em branco.

Tarefas, como comer tudo no almoço, dormir no horário, escovar os dentes e guardar os brinquedos, podem estar no quadro de incentivo.

como funciona
Foto: @savethedateshop

E as recompensas para cada ação podem ser simbólicas, como uma medalha ou uma estrela dourada. Mas um conjunto de ações realizadas pode resultar em algo ainda mais prazeroso, como uma ida ao cinema, um brinquedo novo, uma sobremesa diferente, um passeio interessante, etc.

Em todo caso, o funcionamento é simples, mas é importante observar como a criança se comporta com os deveres.

Usando a criatividade, o quadro pode se tornar uma peça decorativa da casa, trazendo dinamismo e entusiasmo para o dia a dia da família. 

Vantagens do quadro de incentivo para rotina da criança 

As vantagens são inúmeras porque essa é uma atividade estimulante e educativa.

Regras e responsabilidades que parecem ser tão chatas para as crianças, são diluídas pelo prazer de estar em família, aprender a fazer novas atividades e ganhar recompensas.

Como fazer um quadro do incentivo
Foto: @alemdopapel

Os deveres concedem direitos e as crianças vão entendendo essa relação através dessa experiência.

Elas também agregam valores, como persistência e dedicação, visando alcançar uma meta e percebendo o que precisa fazer para alcançá-la.

Colocando em prática essa dinâmica, é bem possível que a criança cresça e se torne um adulto mais responsável e consciente. Afinal, é necessário aprender sobre ter obrigações quando ainda se pode ter mais tempo livre para brincar.

Por isso, o quadro de incentivo não pretende estressar as crianças, mas fazê-las entender a importância de obter as recompensas por mérito próprio.

Como fazer o seu quadro de incentivo 

Para colocar esse instrumento em prática, crie uma rotina e separe as tarefas de cada morador.

Lembre-se que o foco é a criança, mas é importante que todos possam mostrar que também possuem responsabilidades e obrigações.

frozen
Foto: @quadromagnetico

Cada pessoa precisa ter seu próprio quadro ou pode ser um quadro único para toda a família.

Deve-se definir como serão feitas as marcações no quadro, por exemplo, usando caneta, giz, adesivos ou outros materiais.

Tudo depende do tipo de quadro que é construído ou foi comprado para este fim. Porém, alguns modelos podem ser impressos e usados de um jeito simples e prático.

Depois estabeleça um acordo para dar as recompensas, conforme as missões que precisam ser concluídas. Nesse sentido, a primeira missão dos pequenos pode ser passar um mês dormindo na própria cama.

para filhos
Foto: @milstorespresentes

Todos os dias é preciso marcar quando a criança conseguir cumprir a tarefa, mas a recompensa só é dada depois de um mês. No entanto, outros acordos podem ser feitos e a questão sobre a delimitação das tarefas ficará a critério de cada família.

O importante é deixar bem claro quais são as tarefas e as recompensas.

Separe por cores, formas ou palavras, mas explique bem todo o funcionamento do quadro de incentivo para as crianças. Ele ainda precisa ser colorido e bem atraente para ficar visível.

tarefas
Foto: @benditopapelpersonalizados

O ideal é colocá-lo em um espaço acessível a todos os moradores. E as tarefas podem ser:

  • Arrumar o quarto
  • Fazer a lição de casa
  • Cuidar do animal de estimação
  • Não brigar com irmãos ou colegas
  • Obedecer ao pai e a mãe

Outras tarefas podem ser incluídas ou adaptadas. Pense nas ações mais importantes e analise se será preciso estipular a hora e o dia para cada uma delas.

Em todo caso, as metas são cumpridas de acordo com um tempo determinado, ou seja, quando as crianças conseguem realizar as tarefas por um período mínimo.

Dicas para estimular a criança a participar 

Em primeiro lugar, você não precisa levar o quadro de incentivo infantil tão a sério.

Isto não significa que ele não é importante, significa que ele precisa ser apenas um instrumento simbólico que tem prazo de validade e, em algum momento, não será mais útil.

lol
Foto: Mimoteliê -Gabriela Soares

Em segundo lugar, a criança precisa querer participar dessa dinâmica, aceitando as tarefas e contribuindo na decoração e organização do quadro.

Tudo precisa ser muito bem conversado e explicado, com base em um diálogo leve e interessante, procurando encontrar um eixo em comum e evitando imposições.

Aposte em alguns itens que registrem a rotina, como fotos e bilhetes, pois essas pequenas coisas enfeitam o quadro e deixam a atividade mais afetiva. Com isto, a educação dos filhos se torna mais prazerosa e todos saem transformados com essa troca.

Experimente o quadro de incentivo infantil como uma brincadeira pedagógica, com entrega e dedicação, sem desanimar e investindo muito amor para fazer dar certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *