A saia de crochê pode ser usada em diversos ambientes como praia, shopping, parque, de modo que é muito difícil esquecê-la no guarda-roupa.
Seja longa, média ou curta, cada modelo apresenta um charme único.
Não importa a idade, pois pode ser feita de modo específico para cada pessoa.
Além disso, conjuntos de saia e blusa em crochê são uma alternativa bastante atraente. E para quem ganha dinheiro vendendo artesanato em crochê, essa peça é um sucesso.
Preste atenção nas tendências e entre na moda sem perder o seu estilo. Aprenda a fazer o modelo de roupa de crochê ideal para o seu grau de experiência, sem medo de arriscar.
Como fazer saia de crochê passo a passo
Aprenda a fazer agora, uma saia monocromática com barrado detalhado, cós firme e pontos básicos em todo o comprimento.
Materiais necessários
- 2 novelos de barbante/fio para crochê (para o tamanho GG são 3 novelos)
- Agulha nº 3
Para todos os tamanhos o que muda é o comprimento e a largura, apenas.
- Tamanho P – inicie com 170 correntes, 24 carreiras no comprimento com 34 blocos.
- Tamanho M – inicie com 180 correntes, 26 carreiras no comprimento com 36 blocos.
- Tamanho G – inicie com 200 correntes, 30 carreiras no comprimento com 40 blocos.
- Tamanho GG – inicie com 240 correntes, 34 carreiras de comprimento com 44 blocos.
O comprimento sugerido em cada tamanho é referente à uma saia um pouco acima do joelho, contudo, faça o comprimento que achar melhor.
Depois de iniciar o cordão de correntes iniciais, una a última e a primeira corrente, fechando o cordão. Na carreira de blocos de base para formar o comprimento, comece com três pontos altos + uma correntinha + 1 ponto alto.
Pule quatro correntinhas de base e siga assim até o final da carreira. Na carreira seguinte inicie com um ponto alto + uma correntinha + três pontos altos.
Intercale a posição dos blocos, colocando bloco sobre os espaços das correntes de base. Desse modo, intercale as carreiras até atingir o comprimento.
Bico de acabamento
Ao finalizar as carreiras da base, comece com o processo de acabamento fazendo o bico. Se oriente segundo a formação das sequências de blocos.
1ª carreira do bico
Bloco de cinco pontos altos + três correntinhas presas por um ponto baixo no próximo espaço de correntinhas da base + três correntinhas + bloco.
2ª carreira do bico
Bloco de cinco pontos altos separados por uma correntinha, cada. Depois separe os blocos com três correntinhas.
3ª carreira do bico
Ponto alto sobre ponto alto, separados por uma correntinha, mas no ponto central, faça dois pontos altos no mesmo espaço (separados por uma correntinha). Na 3ª carreira cada bloco é separado por uma correntinha, apenas.
4ª carreira do bico
Bloco de cinco pontos altos + duas correntinhas + cinco pontos altos, sobre o espaço em forma de “V” da carreira anterior.
Entre um bloco e outro, faça duas correntinhas + um ponto baixo no ponto central na base desse intervalo + duas correntinhas.
5ª carreira do bico
Comece fazendo um ponto alto sobre o terceiro ponto alto de base do bloco da carreira anterior.
Serão três pontos altos sobre pontos altos dos blocos de base + cinco pontos altos no mesmo espaço vazado das correntinhas + três pontos altos sobre os pontos altos de base.
O intervalo é uma corrente, sempre começando o bloco no terceiro ponto alto do bloco de base.
6ª carreira do bico
Caminhe com pontos baixíssimos até chegar na parte central do bloco, nesse ponto faça três pontos altos + três correntes + três pontos altos + três correntinhas.
No espaço de correntes entre um bico e outro faça um ponto alto. Siga com três correntes de separação e siga com o bloco, normalmente.
7ª carreira do bico
Acabamento final feito com um ponto baixo + três correntinhas + ponto picô. Faça isso três vezes sobre os leques, separando os blocos com um ponto baixo.
Entre um bico e outro, depois do ponto baixo, faça três correntinhas + um ponto baixo + três correntinhas + um ponto baixo + três correntinhas.
Já para a parte de cima da saia, faça dois pontos altos no espaço de correntes, depois dois pontos altos em cima dos blocos. Todos os pontos são separados por uma correntinha.
As carreiras do cós são pontos altos sobre pontos altos e no total serão três carreiras. Passe o elástico no final, montando o cós com os acabamentos finais.
Veja como finalizar assistindo ao passo a passo da Professora Simone Eleotério:
Saia de crochê infantil
A saia infantil costuma ter muitos babados ou, no mínimo, cores vibrantes ou singelas, dos tons quentes aos mais claros.
Elementos como lacinhos, franjinhas e pompons são bem vindos e deixam a peça mimosa e fofa.
Conjuntos (blusa e saia) são bastante comuns e geralmente se utilizam da mesma paleta de cores.
Detalhes com flores também sugerem ideias mais carinhosas e alegres. Os modelos florais são ótimos, ainda que as flores sejam monocromáticas e sirvam como pequenos adereços.
Saia de crochê longa
Pode apostar na saia em crochê longa como uma opção para usar nos seus melhores dias. Ideal para quem quer se manter na moda e/ou no mercado de artesanato.
A peça sempre se renova, com tendências que vão e voltam, sendo a queridinha porque possui um toque especial de modernidade e elegância.
Elas combinam muito com blusas regatas e podem ter uma trama mais aberta ou mais fechada, como qualquer outra saia em crochê.
A saia longa também não precisa ter o comprimento que vai da cintura até o calcanhar, ela pode ser um pouco mais curta.
Essa peça atrai muitos olhares e é motivo de grandes rendimentos no artesanato, além de muita satisfação quando o quesito é conforto e feminilidade.
Dicas para fazer uma saia de crochê para praia
O crochê deixa qualquer peça moda praia estilosa e também pode deixar a roupa bem confortável e fresquinha.
O estilo da trama vai depender do modelo escolhido e, entre tantas opções, o ideal é manter o tamanho curto, acima do joelho ou com fendas.
Qualquer cor pode ser utilizada para a confecção de uma saia de praia feita de crochê, inclusive as cores escuras, como marrom e preto. No entanto, cores alegres e mais claras são as favoritas para este tipo de peça.
Cores mais sóbrias criam looks charmosos para as noites, as vibrantes servem mais para os passeios diurnos.
Na dúvida de como começar a sua saia de praia, aposte no ponto abacaxi que é usado no crochê para criar áreas vazadas com um desenho lindo e sofisticado.
Modelo de saia de crochê rodada
A saia rodada é um modelo super romântico e alto astral. Combina muito em conjunto com regata, cropped, top e casaquinhos singelos. Em geral, é feita com pontos fechados e bem próximos, mas vale a pena experimentar pontos diferentes e mais elaborados.
Babados, flores, barrados detalhados e outros aspectos podem fazer muita diferença e somar na beleza dessa saia tão cheia de charme e atitude.
Saia midi em crochê
A saia midi em crochê ultrapassa os joelhos e é uma das opções mais elegantes entre os looks femininos. Está em alta no mercado e nas tendências da moda, com vários modelos que possibilitam a adequação da peça de acordo com o estilo.
As saias midi em crochê são delicadas, mas também podem transmitir seriedade.
A mistura entre leveza e austeridade é uma marca dessa peça, por isso a saia midi em crochê pode te surpreender. Cada vez mais, a peça encontra adeptos e admiradores nas ruas, nos âmbitos sociais e profissionais.
E, agora que você já sabe um pouco de cada modelo, é hora de experimentar cada um deles para garantir uma saia feita de crochê para todas as ocasiões do seu dia a dia.
Ideias de saias de crochê fáceis de fazer
Veja modelos simples e modernos de saias feitas de crochê para se inspirar ainda mais!
Boa tarde! Como faço pra conseguir o gráfico dessa saia rodada azul?
Boa tarde.
Peço o passo a passo da saia amarela
Se deixassem os passo a passo seria benção
gostaria muito do gráfico desta blusinha azul com aplique de nuvem.. por favor me ajude.