Sketchbook: o que é, para que serve e como usar para inspirar seus desenhos

Um sketchbook pode ser traduzido como caderno de rascunhos ou um caderno de esboço. Ele é utilizado por desenhistas, designers e artistas que precisam fazer desenhos ou anotações antes de definir sua obra.

Dessa maneira, é possível deixar registrado os esboços e qualquer tipo de ideia que surja ao longo do caminho. A característica de um Sketchbook pode variar de acordo com seu formato, pode ser de cores diferentes, e também pode ter estilo e encadernação específica. Além de escolher se tem pauta ou não, se é quadriculado e também variar de tamanho.

Como as ideias podem mudar e também surgir novas, ter em mãos um Sketcbook é fundamental. O melhor de tudo é que ele pode ser feito do jeito que cada um preferir e também ser feito em casa, personalizado e ficar incrível.

Se chegou até aqui e deseja saber mais sobre um Sketchbook, acompanhe essa leitura até o final e confira o passo a passo de como fazer, como usar e ideias incríveis para fazer um lindo Sketchbook.

O que é Sketchbook?

tipos de Sketchbook

Para resumir, um Sketchbook é um caderno onde os artistas, principalmente desenhistas e designers fazem seus esboços, ou seja, fazem os rascunhos dos trabalhos e deixam registrado todas as suas ideias.

Algumas ideias podem surgir em lugares onde não é possível fazer o trabalho naquele momento. Por exemplo, em um passeio no parque ou no metrô.

Enfim, não importa o local, mas tenho um sketchbook em mãos, é possível que o artista faça um esboço daquela ideia para que ela não se perca e, assim que possível, a coloque em prática.

Para que serve o Sketchbook?

Além de servir para que o artista faça um rascunho de suas ideias, o Sketchbook também pode ser utilizado para vender para colecionadores.

Em alguns casos, quando o artista já é consagrado, é comum esses esboços que são feitos no sketchbook serem também vendidos por um valor considerável.

ideias de Sketchbook

Sua principal função é não permitir que as ideias se percam. O artista faz seu rascunho nele, é uma forma de esboço mesmo e deixa ali registrado tudo que planejou para seu mais novo trabalho.

Qual o tamanho de um Sketchbook?

Não há a necessidade de definir um tamanho ideal para um Sketchbook, ele pode variar de acordo com a preferência de cada um. Porém, alguns modelos são mais práticos e nesse caso, os modelos pequenos ganham em disparada. Pode ser feito então no tamanho A5 ou pode ser menor, se preferir.

Dessa maneira, eles ficam mais fáceis de serem levados para todos os lugares e serem guardados em bolsas, mochilas o que facilita seu uso em qualquer lugar que o usuário esteja.

Tipos de Sketchbook

O sketchbook pode ser personalizado, mas os modelos mais comuns são os cadernos sem pauta. Mas não é somente esse modelo que é utilizado para fazer esboços, eles também podem ser:

  • Caderno com linhas: Não é o mais utilizado, pois para um sketchbook um caderno sem pauta torna-se mais prático. Porém, pode também servir para esta finalidade e, inclusive ainda poder adaptar as linhas na proposta.
  • Caderno pequeno: Esse é o mais prático, ele tem mais ou menos o tamanho da palma da mão. Dessa maneira, pode ser levado para todos os lugares, fazendo com que fique fácil criar o esboço.
  • Com folhas de papel Kraft: Esse tipo de Sketchbook é feito com papel Kraft, um papel reforçado com folhas pardas que são, inclusive, utilizadas também para embalar caixas e fazer moldes de roupas. Para um caderno de rascunhos ele é muito bom.
  • Caderno de esboços com folhas pretas: Um sketchbook de folhas pretas é excelente para fazer desenhos e rascunhos com canetas mais claras e até utilizar o lápis branco. Ele faz com que seja possível brincar com as cores e detalhes.

como fazer Sketchbook

Como usar o Sketchbook da melhor maneira?

Uma das características de um Sketcbook é que ele não possui uma regra específica para ser utilizado. Inclusive, ele não precisa ser usado apenas por desenhistas ou artistas, qualquer pessoa que tenha o desejo de deixar suas ideias criativas registradas.

Diferentemente de um diário tradicional, o sketchbook reúne além de processos criativos, visões artísticas e técnicas de desenho. E também, ele não segue nenhum raciocínio lógico de pensamento.

Sketchbook artesanato
Foto: @ayseenurcetin

Como fazer um sketchbook?

Fazer o próprio sketchbook é uma excelente opção. Isso porque, dessa maneira, é mais fácil personalizar e fazer do jeitinho que fica melhor para cada um. É uma maneira de ser bem pessoal e se tornar o “melhor amigo” do criador.

Os modelos são bem variados e basta escolher o preferido. Para quem deseja aprender a fazer e começar sua jornada com um sketchbook em mãos, acompanhe o passo a passo e faça hoje mesmo.

https://www.youtube.com/watch?v=0eQoFeuYsTA

Ideias de sketchbook caseiro

Uma ótima opção é fazer um Sketchbook caseiro. Para isso, algumas dicas podem ajudar. Primeiramente, o tamanho do caderno de rascunhos. O ideal é que ele seja pequeno para facilitar na hora de carregá-lo para todos os lados.

A capa também é um item muito importante que precisa ser pensado. Ela protege o caderno e funciona como um apoio na hora de fazer os esboços. Por isso, o ideal é que ela seja dura.

sketchbook desenho
Foto: @adelita_cuadernos

Fazer o sketchbook em espiral também é uma ótima sugestão. Ele facilita na hora de passar de folha. Porém, algo deve ser levado em conta, quando se trata de criação de paisagens, o caderno em espiral não é adequado.

Já a escolha do papel deve variar de acordo com o tipo de tinta que o criador deseja utilizar. Para tintas acrílicas ou aquarelas, o ideal é o papel de gramatura mais grossa. Por outro lado, caso pretenda usar canetas e lápis, as folhas finas são as melhores.

caderno sketchbook
Foto: @karapaints

Por último, os matérias para começar a esboçar em um Sketchbook caseiro. Que tal aproveitar e reunir itens como lápis de cor, giz de cera, tinta aquarela, canetas coloridas e até fitas adesivas estampadas e carimbos?

É importante deixar separado tudo que seja útil para ajudar no processo criativo e ter sempre em mãos, vai que a ideia apareça no meio da rua.

Deixe um comentário