Textura Rolada: o que é, como fazer e qual seu rendimento

imagens de textura rolada

A textura rolada é uma maneira diferente de aplicar textura nas paredes.

Nela, a aplicação é feita com um rolo especial e o acabamento fica moderno, oferecendo um diferencial para a decoração da parede.

Ela é ideal para texturas em áreas externas e também pode deixar a parte interna do local com um charme a mais.

Um dos diferenciais que a textura permite é a resistência, a variação de temperatura e também à umidade.

o que é textura rolada
Foto: The Spruce

O melhor desse tipo de textura é que ela não precisa necessariamente branca, você pode fazer a pintura que quiser.

Ela ainda evita mofo, o que garante economia ao longo do tempo pela durabilidade. E para quem deseja conhecer um pouco mais sobre esse tipo de textura, acompanhe as dicas abaixo.

O que é Textura Rolada? 

A textura rolada, como o nome mesmo já diz, é uma textura aplicada com um rolo que deve ser especial para isso. É possível notar o quanto ela deixa a parede com um visual moderno e bonito.

como fazer textura rolada
Foto: decoratex.biz

Além disso, essa textura é uma maneira de proteger e tratar a parede. Pois, absorve até mesmo as fissuras bem pequenas, é aderente e pode ser usada no ambiente que preferir, tanto externo, quanto interno.

Ela é na verdade, um revestimento acrílico com estanqueidade, por isso tem essa capacidade de absorção e de cobrir as micro fissuras.

É uma ótima alternativa para quem deseja fugir do papel de parede.

Tipos de Textura Rolada 

Há sempre um local que combina mais com determinado tipo de textura. Dessa forma, é importante saber que o rolo também pode contribuir para uma característica de textura diferente.

Eles podem ser encontrados com formas geométricas variadas, fazendo com que a aplicação fique diferente. Mas, há também outros tipos de textura, como:

  • Bico de jaca ou clássica: Esse tipo de textura é feito com rolo de espuma, mas pode também ser feita com rolo de nylon. Além disso, é possível criar vários padrões de texturização, o que faz desse, o diferencial.
  • Pátina: Para essa textura, além do rolo, é necessário utilizar uma vassoura para fazer o efeito riscado na parede. Geralmente nesse tipo de textura é feito um padrão vertical e a vassoura deve ser passada quantas vezes forem necessárias para isso.
  • Grafiato: Essa textura é geralmente feita com o uso de espátula ou desempenadeira, mas é também um tipo de textura rolada, pois a mesma técnica pode ser feita com o rolo próprio. O segredo é misturar na massa grânulos de cristais naturais. O visual final é um ambiente mais rústico e por ser bastante durável, é ideal para fazer em ambientes externos como paredes de fachada, por exemplo.

Como preparar a parede para receber a textura rolada? 

Para preparar a parede é importante conferir se não existem espaços em que as tintas estejam soltas ou que tenham pedaços soltos da parede.

tipos de textura rolada
Foto: Famastil

Se isso acontecer, será necessário com a ajuda da espátula, limpar todo o local e não deixar nenhum resquício de tinta. Mas, esse processo pode ser feito com uma lixa de parede também.

Com a parede lisa, fica mais fácil a aplicação e o resultado é melhor. É necessário corrigir as fissuras, assim como trincas, e qualquer outro defeito.

Para ter um acabamento perfeito, a dica é fazer um teste antes da aplicação final. Basta escolher um pedaço da parede para isso.

Como fazer Textura Rolada?

Com a parede preparada e o material escolhido, cor de textura e rolo, é a hora de fazer a textura rolada. Quando o processo é feito dentro de casa, por exemplo, é necessário se lembrar de proteger os móveis que estejam próximos.

Para isso, aqueles jornais velhos são muito úteis. Caso não os tenha disponível, qualquer papel ou plástico pode ser utilizado.

Acompanhe o passo a passo do Eu Sou Pintor e aprenda a fazer a textura rolada para dar aquele toque de modernidade no ambiente:

Qual o rendimento da Textura Rolada? 

A cada metro quadrado, a textura rolada rende em torno de 1,5 quilos. Dessa maneira, para saber a quantidade exata de material a ser comprado, basta multiplicar essa quantidade pelos metros quadrados que serão feitos a aplicação.

rendimento
Foto: Sense-Life.com

Como escolher o Rolo de Textura ideal para cada trabalho?

Para a escolha do rolo ideal para cada trabalho deve-se atentar ao tipo de ambiente que será feito o trabalho.

O mais recomendado para ambiente interno é o rolo de textura baixa. Mas existe ainda o médio e o alto que, nesse último caso é ideal para paredes muito desiguais, que precisam de correção.

Rolo de Textura ideal
Foto: @waterdragonsix

Além dos rolos citados acima, existe o cabelo de anjo, que permite a textura mais fina ou mais rústica com o mesmo rolo.

Mas, se a intenção é fazer texturas com desenhos, o rolo de borracha é ideal, pois já vem com desenhos que ficam lindos na parede e cada fabricante possui algumas variedades para cada textura.

Veja abaixo um vídeo explicativo do Eu Sou Pintor sobre todos os rolos para textura rolada e qual o ideal para cada tipo de trabalho:

Rolo para textura com desenho 

Também chamados de rolos texturizados, os rolos para textura rolada com desenho, ao invés de serem feitos de espuma, como os rolos comuns, são feitos de borrachas e, essas borrachas, contém desenhos para aplicar na parede.

Rolo com desenho 
Foto: Artofit

Esses desenhos são feitos em alto relevo e, através de padrões, estampam as paredes com o desenho desejado. É como se a parede fosse carimbada com essas estampas.

Porém, é possível comprar modelos que já vem com os dois tipos de rolos, de borracha e o de espuma para escolher qual será melhor para usar.

É importante na hora da aplicação, passar o rolo somente uma vez ou até duas vezes, no máximo. Deve-se lembrar que esta não é uma pintura tradicional, pois a intenção é dar a textura à parede.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *