Alfabeto Lettering: maiúsculo e minúsculo para baixar e copiar

O alfabeto lettering tem se popularizado nas redes sociais e, provavelmente, quem usa o Instagram, já deve ter ouvido falar sobre isso. No Pinterest, esse alfabeto também é muito utilizado.

É uma técnica que deixa as letras do alfabeto desenhadas e muito mais bonitas. Pode até parecer fácil, mas é necessário ter talento, conhecimento e muita criatividade para fazer essa arte.

Alfabeto lettering minusculo

Ainda que para algumas pessoas seja mais simples aprender essa técnica, é fundamental investir tempo treinando e aperfeiçoando para conseguir uma letra bonita. E, o melhor de tudo é que essa é uma maneira de se divertir e relaxar, fazendo algo que gosta.

Confira neste artigo tudo sobre essa técnica que vem encantando a todos e veja dicas para letra lettering maiúscula, minúscula, cursiva e de forma.

O que é alfabeto lettering? 

O alfabeto lettering é uma maneira artística de ilustrar as letras do alfabeto, seja através de desenhos ou com pinturas. Em cada letra há um estilo e forma única de desenho e cada um desenvolve seu próprio jeito de fazer.

alfabeto lettering maiusculo

Pode ser feita com letra maiúscula, minúscula, cursiva ou de fôrma. Mas o treinamento é fundamental para variar a caligrafia e aperfeiçoar a técnica.

Muitas pessoas estão utilizando o alfabeto lettering para mostrar seu trabalho nas redes sociais ou também para fonte de renda, estampando camisetas e canecas, por exemplo.

Existem alguns termos técnicos que são guias para a escrita desse alfabeto. São eles:

  • Altura X: que é basicamente a altura da linha das letras maiúsculas;
  • Olho: que possui uma letra fechada em um espaço em branco;
  • Loop: espirais feitos em algumas partes das letras;
  • Ascendente: é encontrado acima da letra média;
  • Descendente: fica abaixo da linha base.

Alfabeto lettering maiúsculo 

A letra maiúscula do alfabeto lettering também é usada nos nomes próprios e em início de alguma frase. É importante treinar o alfabeto de todas as formas quando estiver aprendendo.

alfabeto lettering cursivo

O ângulo da caneta também faz toda a diferença na hora de fazer a letra maiúscula da maneira correta, na maioria dos casos, é necessário usar no ângulo de 45º. Além disso, para que a mão fique mais firme, é importante segurar a caneta próximo a ponta.

Uma das letras mais desenhadas nesse alfabeto é a maiúscula, pois ela possui mais foco, sendo a primeira da frase ou do nome utilizado. 

Alfabeto lettering minúsculo 

As letras do alfabeto lettering minúsculo são consideradas mais difíceis de se fazer. Elas devem ser bem detalhadas e para quem está começando, o mais indicado é fazer a técnica utilizando um lápis.

como escrever as letras

Isso é aconselhável para que, caso erre, fique mais fácil apagar e fazer novamente. Aos poucos, as letras vão ganhando forma e cada pessoa também vai construindo sua própria maneira de escrever.

Utilizar o alfabeto lettering minúsculo para fazer canecas e estampas de camisa é uma ótima opção para quem deseja uma renda, fazendo aquilo que ama. Uma ótima sugestão também, é ensinar a técnica através da internet.

Alfabeto lettering para imprimir 

É possível também utilizar esse alfabeto como molde. Muitas pessoas desejam utilizar essa técnica em alguns trabalhos de artesanato e como estampas, mas não sabem fazer.

Alfabeto lettering para imprimir 

Com isso, uma das opções que também pode ser utilizada é imprimir as letras no modelo que desejar e depois, usar como molde, adesivos, em quadros de parede, entre diversas outras opções.

O melhor é que existem vários modelos do alfabeto lettering prontos para baixar e imprimir, com formatos e cores diferentes.

Alfabeto lettering para treinar 

Treinar é fundamental, como já foi dito. Quem deseja aprender essa técnica, o primeiro passo é se dedicar e, para isso, é importante estar atento aos detalhes de cada letra e começar pelo mais fácil.

de forma

Uma dica é começar utilizando o lápis e treinar o alfabeto de todos os jeitos com as letras soltas. Em seguida, pode ir começando aos poucos a utilizar canetas e pincéis para fazer nomes e frases.

Com treinamento e dedicação, qualquer pessoa pode se tornar especialista no alfabeto lettering e usar essa técnica até mesmo para ganhar dinheiro, como muitas pessoas estão fazendo hoje em dia.

Como fazer alfabeto lettering passo a passo

Para qualquer pessoa aprender a técnica e se tornar um profissional no assunto, é importante se dedicar e ser atento a todos os detalhes.

É muito melhor aprender com quem já entende do assunto, com dicas e passo a passos para começar desde as primeiras letras até se profissionalizar.

Nesse vídeo, a Marina Viabone ensina como fazer alfabeto lettering passo a passo de um jeito simples para que, mesmo quem ainda não possui nenhuma habilidade, possa se tornar um especialista em pouco tempo. Confira e aprenda:

Como fazer lettering com marca texto 

O marca texto possui modelos e cores variadas. Perfeito para fazer designers diferentes com cores vibrantes, o marca texto fica incrível no alfabeto lettering e pode ser usado por todos.

É fácil de encontrar nas papelarias e os preços variam de acordo com cada modelo.

Para criar através das letras, é importante saber posicionar bem o marca texto. Cada ponta permite um jeito diferente de técnica, já que ele possui um lado mais largo e outro mais fino.

Por isso, para quem ainda não sabe como fazer lettering com o marca texto, um tutorial vai ajudar a começar essa arte que vem conquistando tantas pessoas e é tão maravilhosa.

Veja o vídeo da by Aline Albino e acompanhe todas as dicas usando o marca texto da maneira correta.

Agora que todos já conhecem mais sobre essa arte e sabe como fazer, o próximo passo é colocar à mão na massa e se profissionalizar para tornar essa arte uma fonte de relaxamento ou uma fonte de renda.

1 comentário em “Alfabeto Lettering: maiúsculo e minúsculo para baixar e copiar”

Deixe um comentário