Letra de forma bonita: 5 dicas para impressionar na escrita

Fazer uma letra de forma bonita não é para qualquer um, mas se você quiser impressionar na escrita vale à pena se desenvolver a técnica. Afinal, para escrever bonito é preciso praticar e ter vontade de escrever cada vez melhor.

Além disso, a letra de forma é uma das opções de escrita mais legais para se expressar de maneira legível e simples. Por isso, muitos alfabetos usam esse tipo de escrita porque promove uma padronização no desenho das letras.

Não é por acaso que as escolas utilizam esse tipo de letra para a alfabetização, fazendo com que as atividades com vogais e consoantes se tornem mais fáceis.

letra de forma bonita no caderno
Imagem: Letter By Maroof

Saiba mais sobre a letra de forma, veja a diferença entre letra de forma e letras cursivas e aprenda as dicas incríveis para fazer sucesso.

O que é letra de forma? 

A letra de forma pode ser denominada como letra de imprensa, pois corresponde a um estilo tipográfico usado no surgimento da prensa (primeira maquinaria para impressão).

O que é letra de forma

Os mesmos caracteres tipográficos da letra de forma também correspondem ao mesmo estilo manuscrito dos alfabetos grego, cirílico e latino.

letra de forma bonita para imprimir

Em todo caso, essa letra pode ser definida como um desenho de letra mais reto e sem ligamento/traço entre uma letra e outra.

É como se cada letra entrasse, de fato, numa forma de bolo para ser usada em qualquer formação de palavra. As letras de forma, assim, não se conectam por um mesmo traço, pois cada letra é escrita isoladamente.

letra de forma minuscula

 

Muita gente acha que a letra de forma é simplesmente uma imitação das letras em CAIXA ALTA no Word. Mas ela também pode servir para as letras minúscula, basta observar a fonte Arial do Word para ter uma noção do formato. 

Letra de forma na alfabetização 

A letra de forma ajuda bastante na coordenação motora, pois trabalha com a firmeza das mãos para escrever e a estabilidade do traço para formar cada letra separadamente.

Por isso, durante o processo de alfabetização essa letra não pode ser ignorada, já que as crianças precisam desenvolver os sistemas motor e cognitivo.

letra de forma bonita maiuscula

Assim, o alfabeto (ABC…) pode ser exercitado de maneira prática e simples, estabelecendo um desenho padrão para ser repetido pelos estudantes.

Cada aluno poderá depois exercitar outros tipos de letra, mas letras de forma pode ser um bom exemplo de referência para as letras minúsculas e maiúsculas.

Sem falar que essa letra está muito presente na internet e no computador, sendo um tipo bem padronizado para ser usado em trabalhos digitados.

A letra de forma para imprimir ou para escrever é perfeita para quem quer trabalhar com mais funcionalidade e precisão.

Letra de forma bonita para imprimir

Já que essa letra está muito presente na internet, no computador e em diversos meios digitais, por ser mais legível e padronizada, é importante conhecê-la melhor. Por isso, existem muitas fontes bonitas para imprimir, respeitando o formato padrão desse tipo de letra.

letra de forma bonita para copiar

Algumas fontes já são bem conhecidas, como a Arial e o Times New Roman, que estão no programa Word e são bastante usadas em trabalhos escolares ou acadêmicos.

molde fonte de letra

Contudo, muitas outras estão disponíveis e podem ser replicadas manualmente ou baixadas no seu computador para serem utilizadas e impressas.

Qual a diferença entre letra de forma e letra cursiva? 

Usar a letra cursiva é como desenhar uma letra de maneira livre e manual, deixando as mãos fluírem. Escrever manualmente a letra cursiva faz com que um mesmo traço que desenha uma letra se alongue para formar outras letras.

letras cursivas
Foto: Artesanato Total

A letra de forma é bem diferente da letra cursiva no aspecto visual. É bem mais específica e, embora possa ser feita manualmente também, precisa trazer letras em separado, numa aparência mais legível de acordo com o padrão.

As letras de forma buscam seguir um padrão de acordo com o formato das letras que são usadas para digitar e imprimir documentos oficiais e/ou profissionais. Mas existem fontes que se diferenciam dentro desse mesmo tipo.

alfabeto

Ambas (a cursiva e a de forma) fazem letras maiúsculas ou minúsculas e possuem inúmeras fontes tipográficas que podem diferenciar visualmente o formato das letras.

Conhecendo essas referências, você poderá encontrar o melhor tipo de escrita para o seu trabalho. 

Veja os dois tipos de letras lado a lado:

como fazer letra de forma
Foto: Paleografia no Museu

5 Dicas para ter uma letra de forma bonita no caderno 

Confira as melhores dicas para conseguir uma letra ainda mais bonita:

letras de forma
Foto: @an.pensamentos

Dica 1

Tenha uma postura adequada na hora de escrever, apoie os braços, deixe o pulso firme e permita que a caneta ou o lápis fique livre durante o movimento das mãos.

Dica 2

Você pode deixar a letra de forma caindo mais para um dos lados, ao invés de deixar tudo muito retinho. É como se fosse deixá-la um pouco virada numa diagonal.

Dica 3

Um dos segredos é buscar padronizar os tamanhos das letras que estão formando as palavras, tentando manter também o espaçamento entre as letras.

Dica 4

preste atenção na forma de escrever cada letra para manter o padrão. 

Dica 5

É importante lembrar que o maior desenvolvimento acontece na medida em que cada pessoa vai praticando. Com isso, repita exercícios e/ou continue praticando a letra de forma na hora de escrever, de preferência, em um papel com linhas. 

Como fazer letra de forma bonita?

Para aprender o passo a passo de como fazer letra bonita, você pode usar um caderno de caligrafia para ajudar no exercício de manter um padrão no traço e no desenho.

Se não tiver um caderno tradicional para praticar caligrafia, use uma folha de papel que tenha linhas (folha de pauta).

Como a de forma é simples e prática, para começar é preciso manter um padrão de desenho, sempre buscando distinguir as letras maiúsculas das minúsculas.

Ainda que seja fácil de fazer, a letra de forma sempre pode ser melhorada, com padronização. As letras precisam ter o mesmo tamanho, entre elas precisa haver o mesmo espaçamento e o traço precisa se manter estável e firme no papel.

Aprendendo essa letra você pode utilizar para cartazes, murais, trabalhos do cotidiano, entre outras tarefas.

Siga as dicas do Caligrafia DS e veja como fazer:

Deixe um comentário