Amigurumi Glow: conheça as vantagens da linha que brilha no escuro

abelhinha de croche glow

O amigurumi glow está sendo um grande sucesso entre as linhas de confecção de amigurumis. Isso porque ela brilha no escuro e com isso deixa as peças ainda mais encantadoras.

Essa linha também pode ser usada para fazer peças em crochê ou tricô, pois é como se fosse mais um tipo de fio usado em artesanatos.

A única diferença é o fato do fio brilhar no escuro e apresentar um ótimo custo x benefício, pois rende muito e adiciona efeitos, detalhes e acabamentos impressionantes.

o que é amigurumi glow
Foto: @circuloprodutos

Então, se você quer inovar nas suas peças de amigurumi, descubra a seguir como funciona esse fio, quais as vantagens, qual a melhor agulha e como fazer passo a passo esse artesanato.

O que é amigurumi glow? 

O amigurumi glow é uma nova linha para amigurumi, lançada pela Círculo, que simplesmente brilha no escuro.

amigurumi glow brilha no escuro
Foto: @circuloprodutos

Para quem não conhece, a Círculo é uma marca muito reconhecida no mercado de fios para artesanato. O nome “glow” surgiu para expressar a principal função do produto, pois a palavra “glow”, em inglês, significa brilho.

O lançamento dessa linha é bem recente e a diferença dela para as outras é o efeito de luz que acontece no escuro.

amigurumi glow linha
Foto: @circuloprodutos

Ela consegue provocar um efeito fluorescente esverdeado porque possui uma fibra composta de materiais apropriados para cumprir com a promessa.

Graças à uma matéria prima fosforescente, essa linha (100% poliéster) é capaz de brilhar no escuro, mesmo que seja por um tempo limitado.

fio croche
Foto: @aymegurumi

É possível utilizar o novelo para criar detalhes incríveis nos artesanatos em amigurumi, crochê e também em tricô, como acabamentos decorativos e roupinhas para os bonecos.

E, do mesmo jeito que aconteceria com os fios comuns, o fio amigurumi glow também pode ser usado para fazer peças inteiras.

amigurumi glow círculo
Foto: @amogurumi_tatiana

Como o brilho aparece 

O brilho do amigurumi glow aparece, em média, por cerca de 15 minutos, mas para isso acontecer é preciso “carregar” a peça pronta.

receita foguete
Foto: @circuloprodutos

A depender do tempo de carregamento, o tempo do brilho pode demorar mais ou menos. Esse processo é feito, a partir da exposição que a peça deve sofrer em meio à luz natural ou artificial.

Assim, todas as partes da peça precisam entrar em contato com a luz, por pelo menos 1 hora, para poder brilhar no escuro.

linha amigurumi circulo glow
Foto: @cantinhodapatiasai

Quais as vantagens da linha amigurumi glow? 

Ela oferece novidade, sofisticação e elegância aos produtos confeccionados.

Sua atratividade é o brilho no escuro, mas a qualidade da linha também é excelente. Desse modo, as peças ganham uma cara mais atrativa, podendo gerar projetos surpreendentes.

linha brilhante
Foto: Bazar Horizonte

É um fio leve e possui a menor espessura de todas, dentre os fios da família de linhas que são específicas para a confecção de amigurumis. Contudo, seu rendimento oferece um maravilhoso custo x benefício, rendendo muito mais, apesar de ser uma linha fina.

Cores disponíveis do glow 

A única cor disponível até o momento para o fio amigurumi glow é o branco. E a linha pode ser encontrada em armarinhos, sendo vendida como um novelo branco que no escuro se torna esverdeado e fluorescente.

anjinho fluorescente
Foto: @deisicardososoares

Posso lavar as peças feitas com fio amigurumi glow? 

Claro! Para isso, use sabão neutro e água, somente. Esse modo de lavagem, na verdade, já é recomendado para todos os fios amigurumis, nos quais precisam evitar também o contato com os ferros de passar e secadoras.

robo
Foto: @amigulines

O fio é tóxico? Faz mal à saúde? 

Não, o fio é totalmente seguro porque é muito bem revestido, de maneira que o material fosforescente não entra em contato com a pele.

casinha cogumelo
Foto: @circuloprodutos

As crianças ficam muito felizes com isso, porque amam as peças que brilham no escuro e, assim, não precisam se preocupar com nada referente à toxidade, muito menos os pais.

Em resumo, ele não causa mal à saúde e pode ser usado por qualquer tipo de público, crianças, jovens, homens e mulheres, idosos.

ursinho
Foto: @majobazar

Agulhas recomendadas para trabalhar com ele 

As agulhas indicadas são as de 2mm e 4mm, porque correspondem com a espessura do fio glow, uma espessura mais fina em comparação com as outras linhas usadas nos amigurumis.

astronauta
Foto: @casadavovopelotas

Essa informação estará certificada na embalagem do novelo do amigurumi glow. O ideal, inclusive, é sempre conferir os tamanhos das agulhas, recomendados em cada produto, através do rótulo.

Quantos metros vem no novelo? 

O novelo possui 105 metros e acaba pesando cerca de 50 gramas. 

novelo
Foto: @dani_montiel.artes

Como fazer uma borboleta com fio amigurumi glow passo a passo 

Essa peça, conforme o tutorial a seguir, possui 20 cm de altura e pode ser usada como item decorativo de ambientes infantis, por exemplo.

Dicas

  • Use o fio amigurumi glow, as agulhas recomendadas e outros fios, com cores diferentes, para deixar a borboleta colorida, quando houver luz, e brilhante, quando estiver no escuro.
  • Comece pelo corpo, indo em direção à cabeça.
  • Todo o trabalho é feito de pontos baixos, usando aumentos e diminuições quando necessário.
  • Os aumentos e diminuições são usados para fazer o círculo, de maneira que a peça crie uma parte côncava mais aberta ou mais afunilada. Do contrário, faça carreiras sem aumentos e diminuições quando quiser dar altura.
  • Siga o tutorial para não se perder em nenhuma carreira, mas lembre-se que o corpo começa redondo a partir de um anel mágico que vai crescendo com carreiras de aumentos.

Corpo

Depois de formar a parte traseira da borboleta, suba as carreiras sem fazer aumentos para dar o comprimento e, um pouco depois da metade, comece a afunilar com as diminuições.

Intercale os fios coloridos com o fio amigurumi glow à cada quatro ou cinco carreiras, para deixar o corpo listrado com esse detalhe.

Cabeça

A cabeça é feita depois do corpo, sendo presa ao pescoço. Inicialmente, é o mesmo processo que se repete, mas o resultado da cabeça é uma bola, formando um círculo perfeito.

Antes de fechar o topo da cabeça, coloque o olhinho, nariz e boca, aproveitando a abertura de cima para passar a agulha por dentro.

Asas

Em seguida, cada asa é feita com dois círculos unidos, um maior e um menor, e são costuradas com um fio comum, na parte de trás do corpo da borboleta.

As asas, as antenas e as listras do corpo da borboleta, são partes feitas com o fio amigurumi glow para serem destacadas no escuro.

Veja como fazer essa peça no vídeo do canal Círculo S/A:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *