Como fazer quadro de papel: 6 maneiras criativas e inspiradoras

como fazer quadros de papel

Com dicas de como fazer quadro de papel em casa fica muito mais fácil decorar os ambientes.

Esse item é bastante versátil e pode ser incluído de diversas maneiras na decoração do seu lar.

Um quadro totalmente artesanal como esse pode ser encontrado em vários modelos e pode ser feito com papeis variados, porém de uma maneira simples, rápida e econômica.

Além de econômico, o quadro de papel pode deixar a casa muito mais bonita com opções para decoração da sala, quarto, cozinha, banheiro ou qualquer outro ambiente.

como fazer quadro de papel offset
Foto: Arquitetura no Papel

O que não faltam são ideias lindas e práticas. E para quem deseja aprender como fazer quadro de papel, nada melhor que acompanhar dicas e tutoriais com maneiras criativas e inspiradoras com papel offset, papel cartão, papel A4, papelão, papel vergê e papel fotográfico.

Como fazer quadro de papel cartão

O papel cartão é um dos melhores para fazer quadros, pois sua textura e espessura mais grossa permite que o trabalho fique mais bonito e mais firme.

Ele tem esse nome, pois é muito utilizado como cartão de visitas ou cartão de aniversário.

Além disso, usa-se também para a impressão de calendários e, agora, com a finalidade de fazer lindos quadros de papel decorativos e inspiradores. Veja as dicas da Só para Adorar!!:

Como fazer quadro de papelão

Se a intenção é aprender o passo a passo de como fazer quadro de papelão, o tutorial abaixo vai ajudar muito com isso. Simples, com dicas e modelos incríveis de quadros que ajudam a manter a harmonia do ambiente e a decoração mais completa.

Além disso, é um material barato para comprar e também fácil de encontrar. Muitas vezes está até encostado em um canto da casa.

Ele pode ser feito em casa e não há a necessidade de ser um especialista, basta seguir as dicas e usar a criatividade. Confira o passo a passo da Coisas da Vida:

Como fazer moldura de quadro com papel A4

Fazer um quadro artesanal é excelente para dar ao ambiente um toque pessoal e único. Além disso, muitas vezes quando se constrói ou se reforma uma casa, o orçamento fica no limite e, com isso, os acessórios de decoração ficam fora da lista.

Mas, ao optar por fazer o quadro de papel A4, além de economizar, o ambiente pode ficar lindo, charmoso e moderno. Acompanhe as ideias da Isa Klein:

Como fazer quadrinho infantil de papel vergê

O quarto infantil decorado com quadros fica mais bonito e delicado. Além disso, também se torna um ambiente mais aconchegante e um verdadeiro aliado ao bem-estar da criança.

Os quadrinhos marcam, além de tudo isso, a identidade da criança e ajudam no reconhecimento do espaço. Afinal de contas, os bebês e as crianças estão sempre atentos a tudo a sua volta.

Pensando nisso, assista o tutorial fácil de como fazer quadros de papel vergê da Carolina Cipola:

Como fazer quadro com papel offset

O papel offset é ideal para a produção de quadros de papel, pois ele tem a capacidade de absorver melhor a tinta e, com isso, as cores ficam mais vibrantes e destacadas.

Sua gramatura se assemelha com a da cartolina, mas também é leve, o que faz com que tenha traços do papel sulfite. Para entender melhor como trabalhar com esse papel e ainda conferir um molde para fazer quadros de papel, confira no vídeo abaixo da Cláudia Martins:

Como fazer quadros com papel fotográfico e MDF

Esse papel possibilita uma das impressões mais limpas de todas. Ele tem um efeito brilhante como nas fotografias e, ao imprimir a imagem do quadro, ela tem um efeito mais realista.

Não existe apenas uma qualidade de papel fotográfico, elas variam entre Matte, Glossy, Microporoso e de linho, basta escolher a preferida.

Confira as dicas do Hudson Carvalho de como fazer placas decorativas com papel fotográfico de um jeito criativo e barato:

Dicas para montagem e fixação do quadro de papel 

Após conferir o passo a passo de como fazer quadro de papel, o próximo passo é coloca-los na parede. Com isso, saber fixar cada um sem que haja o risco de cair é essencial.

Um passo igualmente importante é decidir onde os quadros irão ficar. Para isso, é importante criar uma harmonia entre eles e os móveis em geral, buscando equilíbrio e não deixando espaços muito vazios sem ser preenchidos.

Como fazer moldura de quadro de papel cartão
Foto: CrisArt Lembrancinhas e Papelaria Personalizada

Um dos objetivos fundamentais dos quadros é neutralizar a sensação de que está faltando alguma coisa no ambiente. Caso haja algum móvel abaixo do quadro, é importante que ele fique aproximadamente 25 cm acima.

Se a intenção é colocar mais de um quadro na parede, não há restrições quanto ao tamanho das molduras, elas podem ser variadas e, de preferência, colocadas na altura dos olhos de uma pessoa adulta. Veja algumas dicas de fixação:

  • Com massa adesiva: Uma das maneiras de fixar o quadro na parede é com massa adesiva. É fácil de aplicar, pois basta enrolar um pedaço e colocar atrás do quadro desejado e ainda, não danifica a parede;
  • Fita dupla face: Essa opção é uma das mais escolhidas, pois ela suporta uma quantidade maior de peso e assim, não tem o risco de o quadro cair, mesmo que ele pese um pouco mais;
  • Com velcro: Uma maneira menos convencional, porém muito eficaz, pois também suporta bastante peso e a fixação é excelente;
  • Com ganchos adesivos: Eles são uma excelente opção para fixar quadro, assim como também servem como porta chaves e cabideiros;
  • Com fecho metálico: Esse caso é mais específico para fixar quadros que tenham um encaixe para prego.

Utilizar quadros de papel possui várias vantagens. É leve, o que torna a fixação mais simples, e ainda é bastante econômico, pois pode ser feito em casa, seguindo corretamente os passos apresentados aqui.

como fazer quadro de papel
Foto: Flor de Lís (artes e mimos)

Agora só é necessário soltar a imaginação e escolher o melhor quadro de papel para o ambiente e deixá-lo com a identidade que desejar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *