O crochê tunisiano é uma mistura do crochê e tricô tradicional. O resultado é uma verdadeira obra de arte.
Leva esse nome porque foi originado na Tunísia e, desse modo, tem suas especificidades e atribuições próprias.
A agulha utilizada é um pouco diferente, mas o modo de usá-la é similar ao uso das agulhas convencionais.
E você não precisa ter medo de arriscar em uma nova abordagem de pontos e composições. A trama desse tipo de crochê, em geral, é mais fechada e firme, com uma beleza única.
Para iniciar nesse tipo de artesanato com crochê inconfundível, algumas dicas são fundamentais. A técnica consiste em tecer carreiras com idas e voltas, por onde os pontos se formam.
Veja como fazer passo a passo e confira ideias e dicas para iniciantes.
Como é a agulha de crochê tunisiano?
A agulha para usar no crochê tunisiano é diferente das agulhas tradicionais do crochê. Chama-se agulha afegã, mas você pode pedir na loja como “agulha para crochê tunisiano”.
Ela possui um gancho na ponta como a agulha comum de crochê, mas é comprida como uma agulha de tricô. Existem várias cores e espessuras, para se adequar ao seu gosto e aos tipos de linhas/fios.
Essas agulhas também podem ser feitas de diversos materiais, como alumínio, plástico ou madeira/bambu.
Como fazer crochê tunisiano para iniciantes
Quem tem experiência com o crochê tradicional, não terá dificuldades com o crochê tunisiano.
O modo de laçar o fio na agulha é o mesmo, a diferença é que depois de fazer as correntinhas, é preciso preencher a agulha com várias laçadas.
Essas voltas são suspensas pela agulha e mantidas nela até o final de cada carreira de “volta”, antes de iniciar os pontos na carreira de “ida”.
Passo a passo
Comece pelo ponto palito que corresponde à laçada dupla, ou seja, passe o fio em duas em duas alças que estão suspensas na agulha.
Passe o fio e puxe, sempre de dois em dois. Depois comece novamente o passo de introduzir a agulha nas laçadas de base para poder suspender as voltas/alças. A agulha fica cheia de voltas por todo o seu comprimento.
Quando tirar todas as alças da agulha, arremate introduzindo a agulha na base do ponto palito e depois passe pelo ponto da agulha até o fim da carreira.
Veja esse e outros pontos para crochê tunisiano no vídeo da Claudete Azevedo Crochê:
Ponto palito no crochê tunisiano
O ponto palito é bem básico e serve para outros pontos mais elaborados do crochê tunisiano. Em resumo, passe o fio por dentro das alças que estão na agulha, de duas em duas.
Ele acaba sendo o ponto inicial para outros pontos, como o ponto tricô e o ponto favo. A trama é fechada como a maioria dos pontos desse tipo de crochê, por isso atente-se ao tamanho dos pontos e suas aberturas.
Confira as dicas do canal Blog do Crochê a seguir:
Ponto tricô no crochê tunisiano
O primeiro passo para fazer esse ponto é começar pelas correntinhas e pelo ponto palito. Em seguida, comece o ponto tricô: lace a agulha pela frente e segure o fio na agulha, introduza a agulha pelo ponto palito e depois pelo ponto da agulha.
É bem prático, parecido com o tricô convencional. Dessa forma, intercale o ponto palito com o ponto tricô e crie peças lindas.
Ponto favo no crochê tunisiano
Quando finalizar o ponto palito, a agulha na carreira de “volta” puxa as alças para cima em formato de “x”. Isto porque a agulha passa por dentro de duas aberturas nos pontos de base.
As duas alças iniciais e as alças finais não são suspensas na agulha nesse formato, elas são suspensas normalmente. Na hora de passar o fio por dentro das alças na carreira de “ida”, o processo é o mesmo: de dois em dois.
Acompanhe as dicas no vídeo Pontos e Peças Marly Thibes:
Ponto fantasia
Esse ponto fantasia também é muito simples. Depois de subir os pontos na agulha sobre as correntinhas, passe o fio pelo primeiro ponto.
Nesse primeiro ponto, suba mais três pontos (como se fosse fazer um ponto alto no crochê tradicional) e, por fim, passe o fio pelos três pontos seguintes que estão na agulha. Repita isso até o fim da carreira e, para continuar, suba novamente os pontos na agulha.
Veja as dicas da Claudete Azevedo Crochê e saiba mais:
Ponto meia no crochê tunisiano
Introduza a agulha no meio do ponto de base e puxe o fio lá de trás.
Puxe para cima e mantenha a alça na agulha, depois tire de dois em dois como no ponto palito.
O ponto meia é o preenchimento da agulha com alças na carreira, depois da formação dos pontos de base.
Arremate
O arremate nesse ponto consiste em introduzir a agulha da mesma forma, trazendo o fio por dentro das alças. As alças não ficam na agulha, o fio já passa por dentro e os pontos se fecham para, em seguida, cortar o fio no final da carreira.
Esse é um ótimo ponto do crochê tunisiano para peças mais grossas, como as roupas de inverno e mantas para cama/sofá. Então, pratique e tenha incríveis resultados.
Ideias para tapete de crochê tunisiano
As tramas do crochê tunisiano são mais fechadas e as peças ficam mais firmes e menos deformáveis, mesmo depois de muitas lavagens.
Dessa forma, a técnica é ideal para roupas de frio, como meias, casacos, moletons, gorros e cachecóis, mas também serve para bolsas e outros acessórios.
É possível também decorar cômodos a partir da confecção de almofadas, tapetes e mantas. Vale à pena investir em modelos coloridos ou com cores vibrantes, pois elas transmitem mais alegria e vida ao ambiente.
Pode-se criar desenhos e inseri-los na costura, usando diferentes cores e pontos de crochê, assim, o resultado fica similar ao de um bordado.
Peças monocromáticas ou com cores neutras são igualmente interessantes e elegantes, especialmente quando se produz conjuntos harmônicos entre elas.
Por exemplo, fazer almofadas para o sofá com a mesma cor de linha que a toalha da mesa de centro é uma opção simples de produzir conjuntos decorativos.
Ideias de artesanatos com crochê tunisiano
Confira abaixo as melhores dicas de artesanatos feitos com essa técnica.
Amei. Faço o básico do crochet tunisiano. Gostaria de aprender mais.