Desenhos na parede: 3 técnicas criativas para desenhar em vários ambientes

Existem diversos desenhos na parede que podem ser feitos com tintas, fitas ou até mesmo com canetas específicas para essa arte.

Todo o processo precisa ser bem planejado, porque o desenho ou a pintura podem ser bem trabalhosos e difíceis de corrigir depois.

Para os iniciantes, as receitas prontas ajudam muito na reprodução e com o tempo fica mais fácil criar livremente.

Para quem desenha fica fácil, mas outras técnicas contribuem para qualquer pessoa fazer. Usando moldes prontos ou fitas, é possível pintar sem muita complicação.

desenhos na parede da sala
(Foto: @dreamhouse_213)

Não tem desculpa para deixar de personalizar as paredes com os desenhos de sua preferência, criando um ambiente totalmente exclusivo e com seu estilo.

Qual a tinta indicada para desenhos na parede? 

Para desenhar na parede com tintas, existem muitas opções e o ideal é estar atento ao tipo de ambiente que será pintado, aos aspectos de cor e de brilho, assim como o tipo de solução (à base de água ou à base de solvente).

tintas para desenhar
(Foto: @ludicoart)

Dessa forma, as opções mais indicadas são as tintas acrílicas, tintas látex e tintas epóxi. A tinta acrílica é a mais usual, bastante recomendada para ambientes internos ou externos, tem secagem rápida e boa aderência nas superfícies porosas.

Já a tinta látex não é indicada para ambientes externos, mas possui também secagem rápida e é resistente ao mofo, recomenda-se usá-la em paredes de gesso ou forros.

A tinta epóxi é ideal para ambientes que costumam ter um desgaste rápido, como hospitais, escolas, quadras esportivas ou garagens, pois tem alta resistência ao atrito.

Para fazer desenhos nas paredes a tinta spray é muito requisitada, especialmente quando se usa a técnica de estêncil.

Dicas de decoração com Estêncil com o canal Casa de Verdade

Outra possibilidade é usar canetas que possuem tintas apropriadas para isso, como a famosa caneta Posca, mas existem também canetas de outras marcas, como a caneta Paint e a Montana.

As canetas que são à base de solvente não saem com água, mas nem todas são assim. As que são à base de água se dão melhor com o uso do verniz posteriormente.

Veja as características de cada produto na embalagem antes de comprar e qualquer dúvida sempre pergunte ao vendedor ou ao fabricante.

Agora, vamos às 3 técnicas de desenhos em parede:

1 – Como fazer desenho na parede com fita crepe

Veja agora como fazer desenho na parede usando fita crepe:

Materiais necessários

  • Fita crepe
  • Tinta para parede
  • Materiais para pintura (rolo, jornal, solvente/água, etc.)

Passo a passo

Passo 1- Meça o tamanho da parede que for pintar e, então, forme o desenho desejado conforme a medida para posicionar as fitas corretamente na superfície.

Passo 2- Cole bem a fita na parede formando o desenho que você quiser, lembrando que a parte que a fita cobre vai ficar sem a pintura e, por isso, vai mostrar o contorno da figura desejada.

Passo 3- Em seguida pinte a parede normalmente, espere secar e retire as fitas com cuidado, começando pelos cantos. Pronto!

Veja um exemplo fácil desse passo a passo da Aline Mendes:

2 – Desenhos na parede com fita isolante 

Em primeiro lugar, escolha superfícies de cores claras e lisas para fazer a decoração na parede com fita isolante.

As figuras geométricas são as mais simples de fazer com esse material, mas é possível arredondar a fita nos cantos e ainda criar círculos com ela para formar uma composição mais elaborada, de várias tiras.

Seja minucioso(a) na hora de cortar a fita para que o acabamento fique bem bacana. Por exemplo, em uma figura com linhas retas, a dica é deixar os cantos de cada tira de fita com uma ponta de meio-triângulo, para que a ponta da outra tira se encaixe melhor.

Além da fita isolante na cor preta, você pode usar fitas adesivas coloridas e montar decorações alegres, especialmente para ambientes infantis. Outra sugestão é, se possível, riscar o desenho na parede antes de colocar as fitas.

Com a fita isolante fica fácil decorar portas e janelas, fazer molduras de prateleiras na parede, compor decorações como se fossem uma cabeceira de cama, e muito mais.

Aprenda uma decoração tumblr com fita isolante , gastando pouquíssimo com o canal Café com Lady:

3 – Como desenhar uma parede em 3D 

Com um único molde é possível fazer o efeito 3D na sua parede. Comece com um molde que seja feito a partir de linhas geométricas bem definidas para facilitar o processo.

Mesmo sem saber desenhar, procure um molde na internet ou faça você mesmo com auxílio de objetos cotidianos, fáceis de encontrar e que possuem a forma geométrica que deseja utilizar.

Esse efeito é causado principalmente pela posição das figuras, que se organizam de um modo específico. O sombreamento de cores em qualquer desenho também ajuda a provocar esse efeito 3D. Para iniciantes, a melhor opção é seguir receitas prontas.

O passo a passo do Francisco Ferreira mostra como fazer um molde e utilizá-lo de maneira correta para conseguir esse resultado.

Veja o passo a passo com o canal Snehajeevi Anand art:

Desenhos para fazer na parede do quarto masculino 

Para os homens, as paisagens urbanas são as mais pedidas, com figuras geométricas versáteis e bem distribuídas. Desenhos em 3D com figuras bem delimitadas ganham muitos admiradores também.

Pintura na parede
(Foto: @thiago_artista)

Imagens referentes aos jogos de videogame e outros elementos de universos paralelos ou mirabolantes acabam sendo uma preferência para alguns.

É preciso escolher cada elemento com calma, decidindo se quer trabalhar com repetições de figuras ou com uma composição misturada ou ainda mais livre.

Isso vale para todos os desenhos na parede em qualquer quarto, então, inspire-se e planeje muito bem, antes de colocar à mão na massa.

Desenhos mais usados em paredes

Os desenhos mais usados podem ser feitos na parede através de um molde, ou seja, pela técnica do estêncil.

Esses desenhos com molde podem ser replicados de muitas formas pela parede inteira, e os mais comuns são: redemoinhos, estrelas, corações, figuras geométricas, folhas, cruzes e animais.

desenhos em parede
(Foto: @acasatemcor)

Outros desenhos bem convencionais são os de árvores ou mandalas, nos quais possuem linhas sinuosas e elementos extras, como pássaros e flores.

As pinturas abstratas aparecem bastante nos cômodos, cuja textura geralmente se revela com um aspecto de águas ou de sólidos que se encontram.

Existem ainda inúmeras figuras geométricas que criam composições incríveis e são bastante requisitadas nos estilos minimalistas e modernos. 

Desenho na parede para quarto feminino 

Desenhos femininos costumam ser sinuosos, ainda que nem sempre delicados. Como exemplo, existem as mandalas, as árvores, os oceanos e os animais.

As cores e estilos ficam a critério de cada pessoa, mas as tendências usuais são elementos da natureza, por exemplo, composições com ramos de folhas ficam belíssimas.

desenhos na parede de quarto
(Foto: arteemetamorfose)

Criar uma paisagem é uma forma bacana de trabalhar com figuras orgânicas e desenhos livres.

Os quartos femininos também costumam aproveitar o teto para criar atmosferas fantásticas, inspiradas em universos transcendentais ou naturais, como a própria recriação do céu.

Além disso, as cabeceiras são ótimos espaços para transformar a cama em um lugar mais acolhedor e criativo, com desenhos simples de borboletas e redemoinhos, por exemplo.

Veja 25 ideias de desenhos que poderão te ajudar na escolha da melhor técnica a ser aplicada em sua casa, seja na sala, cozinha, quarto ou onde preferir:

01- O desenho feito com spray é uma obra de arte maravilhosa

Pintura com grafite
(Foto: @meieraerografia)

02- Transforme ambientes da sua casa com muita criatividade

desenho na parede arvore
(Foto: @clauberfrancaartedesigner)

03- Combine as cores da parde com os tipos de desenhos que ela receberá

desenho na parede quarto infantil
(Foto: @ludicoart)

04- A entrada da sua casa pode ficar bem especial com um desenhos bem estiloso

desenhos de árvores na parede
(Foto: @tatifelasi)

05- Tons Neutros e desenhos discretos são ideais para quem curte algo mais clássico

desenhos e frases na parede
(Foto: @chinenlettering)

06- Abuse das cores na hora de fazer seu desenho na parede

desenhos em parede de quarto feminino
(Foto: @lu_demari)

07- A parede com desenhos de folhagens ganha vida com a chegada das flores

desenhos em parede de sala
(Foto: @darlene.bertolini)

08- Super em alta, os desenhos escritos em parede sempre harmonizam com a decoração

desenhos em parede preta
(Foto: @so.pinturasjf)

09-As frases são super simples e ficam lindas na decoração

desenho na parede facil de fazer
(Foto: @alecrimestampas)

10- E para quem acha que a área externa não fica legal com um desenho, eis a comprovação que fica sim!

desenhos na parede branca
(Foto: @typemah)

11- Para receber amigos, nada melhor que uma parede bem acolhedora

desenhos na parede cinza
(Foto: @tracosdabea)

12- A parede feita com adesivo de fita crepe ou isolante pode ficar incrível

desenhos na parede com fita crepe
(Foto: @so.pinturasjf)

13- O desenho para sua casa pode tornar o espaço ainda mais aconchegante

desenhos na parede com tinta
(Foto: @acamis.arte)

14- Para deixar alguns ambiente mais acolhedores esse tipo de desenho é o ideal

desenhos na parede da cozinha
(Foto: @byraisarippel)

15- Até mesmo seu espaço de salão fica ainda mais bonito com um desenho bem feito

desenhos na parede de barbearia
(Foto: @tipo.lari)

16- E quem não gosta de paredes decoradas com lettering o fundo preto

desenhos na parede de giz
(Foto: @duo_house)

17-O desenho feito à mão livre fica muito interessante

imagens de desenhos na parede
(Foto: @acasatemcor)

18- A decoração do quarto infantil fica perfeita ainda mais divertida com desenhos na parede de carrinhos ou personagens

desenhos na parede do quarto
(Foto: @diparede_)

19- Nem parece que foi feito à mão, não é mesmo?

desenhos na parede feito a mao
(Foto: @alinetunin.art)

20- As flores delicadas são ideais para ambiente femininos

(Foto: @artes_dalys)

21- Pequenos desenhos mudam totalmente a decoração do ambiente

desenhos para parede branca
(Foto: @lu.cesettiart)

22- Você pode fazer um desenho bacana e particularmente simples

desenhos para parede infantil
(Foto: @patiprad)

23- O desenho na área externa é ideal para deixar a pessoa bem mais à vontade

ideias de desenhos na parede
(Foto: @florear.t)

24- Combine a cor da sua parede com o estilo de desenho que ela irá receber

ideias para desenhos na parede do quarto
(Foto: @olucascastilho)

25- Os desenhos em áreas com sala são ótimos para dar um up na decoração

imagens de desenhos na parede da sala
(Foto: @ludicoart)

Aproveite para aprender a técnica do grafiato na sua parede. Fica perfeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *