Dia da Terra: 7 atividades e brincadeiras para educação infantil

atividades dia da terra

Como uma forma de conscientizar toda população mundial, criou-se o Dia da Terra, que é comemorado no dia 22 de abril.

O meio ambiente é algo que precisa ser cuidado e protegido pelos seres humanos. Afinal, é da terra, da água e de tudo que cerca o planeta que vem o sustento e o ar para respirar.

Imagina contaminar e prejudicar algo que mantém os seres vivos? Com certeza isso não é bom.

A cada ano que passa aumenta o número de queimadas, de desmatamento, de empresas que são tóxicas e contaminam o solo e o ar. A ganância do ser humano tem afetado o planeta de forma assustadora.

Devido as contaminações e todas as agressões causadas ao meio ambiente, é necessário conscientizar a população mundial que é preciso cuidar da Terra.de

dia da terra 2021
Foto: Family Clean

Para ajudar com isso, as instituições de ensino, preparam atividades voltadas à ensinar às crianças a importância deste dia, assim como fazem como o dia do índio, Páscoa, dia das mães, Natal e outras datas comemorativas.

Pensando nisso, selecionamos 7 atividades e brincadeiras para educação infantil. Veja e aprenda!

7 Atividades e brincadeiras divertidas do Dia da Terra para Educação Infantil 

A escola é o meio de “formação” cultural da criança. É na escola que as crianças aprendem a história de cada data comemorativa, através de brincadeiras, peças teatrais e outras atividades.

atividades dia da terra
Foto: Visão – SAPO

É preciso preparar as crianças para que, quando adultos sejam uma geração melhor que a existente. É preciso cuidar para que haja um futuro e, esse futuro com certeza partirá delas.

Cada criança com pensamento ecológico, será um adulto responsável amanhã. A escola tem um papel fundamental nisso, sendo assim, promover atividades ecológicas ajudará com isso.

Abaixo temos algumas sugestões de atividades para o Dia da Terra:                                                        

1 – Plante uma árvore típica da região 

Infelizmente, uma coisa que está no auge quando se trata de prejudicar o meio ambiente, é o desmatamento.

o que é o dia da terra
Foto: RoseGarden

A cada ano, mais árvores são cortadas para suprir caprichos dos serem humanos e, principalmente, para que grandes indústrias possam faturar cada vez mais em cima do planeta.

O ideal é que todos tirem um tempo pelo menos uma vez por ano para plantar uma árvore. Ainda que ela demore para crescer, um dia se tornará uma linda árvore que ajudará as gerações futuras.

Sendo assim, fazer com que no Dia da Terra as crianças possam plantar árvores, além de estar contribuindo com o meio ambiente, ajudará a formar um caráter positivo nelas.

2 – Pinte um desenho do planeta Terra

O que criança mais gosta de fazer com certeza é soltar a imaginação. Ao pedir para uma criança fazer uma pintura, ela ficará encantada e ainda estará aprendendo muito com isso.

Pintar um desenho do planeta faz com que elas tenham interesse pelo tema e ainda levam essa lição para toda a vida.

Aproveite e faça uma exposição com os desenhos e pinturas para que cada uma conte um pouco sobre seu trabalho.

3 – Incentive a reciclagem 

Se todo mundo separasse objetos reciclados para doar ou para usar de uma outra forma, o mundo seria melhor.

Muitos materiais recicláveis são misturados ao lixo comum e acabam sendo descartados de forma errada, o que leva a agredir o meio ambiente.

dia da terra na educação infantil
Foto: MediCircle

Ensinar as crianças reciclagem é uma ótima forma de contribuir com o planeta e incentivar o bom hábito nas crianças.

Há muitas pessoas que trabalham catando latinhas e juntando materiais recicláveis para vender e ganhar uma renda. Ensinar as crianças a juntar latinhas de refrigerantes ou garrafa pet para doar à essas pessoas, é um ótimo exemplo.

4 – Reutilize materiais recicláveis 

Muitos artesanatos são feitos de materiais reciclados. O resultado desses trabalhos fica incrível e é mais uma forma de contribuir com o meio ambiente.

É importante que as crianças saibam que é possível fazer lindos brinquedos reciclados ou um enfeite para o quarto com material reciclado. Atividades desse tipo são ótimas para entreter crianças.

São várias opções de coisas que as crianças podem fazer com plásticos e papelões. A caixa de papelão, por exemplo, pode servir até mesmo para peças da escola.

Dá pra fazer uma televisão de papelão, um palco para peças de fantoches, entre tantas outras coisas. As garrafas podem formar lindos vasos de plantas por exemplo.

Neste momento, as crianças podem soltar a imaginação para fazer um lindo artesanato de material reciclado.

5 – Faça uma limpeza na escola

Sempre há um lixo ou outro espalhado na escola. Promover um mutirão de limpeza com as crianças a fim de recolher papéis jogados na escola, ou juntar os lixos recicláveis e separá-los, é uma ótima forma de conscientização.

importancia
Foto: Relationship Development & Transformation

É importante também, ensinar as crianças a manter a sala de aula limpa. Sempre quando for jogar algum papel fora, que elas joguem diretamente no lixo. Ao apontar o lápis, que façam ponta e joguem na lixeira para não sujar a sala de aula. 

6 – Pinte um muro com motivos ecológicos 

Com a permissão da escola, é possível separar uma parte no muro, para fazer frases de conscientização. O melhor, é que essa pintura ficará lá por muito tempo. Então, todas as vezes em que as crianças passarem por lá, se lembrarão que devem cuidar do planeta.

As outras pessoas que passarem por ali também serão contagiadas com esse bom exemplo e assim, seguir a luta por um mundo melhor. 

7 – Use menos energia, desligue as luzes quando possível 

Como já se sabe, a energia elétrica vem da água. Com isso, o alto consumo de energia elétrica no mundo, causa danos ao meio ambiente que precisa, acima de tudo da água.

As crianças são o futuro do planeta. Incentivá-las a economizar energia contribuindo para o planeta, terá um impacto muito grande no futuro.

É possível promover brincadeiras que elas possam fazer em casa com os pais e conscientizar em casa também. A brincadeira de cabaninha é uma ótima opção, as crianças pode apagar as luzes e pegar uma lanterna. Dessa forma, elas vão se divertir aprendendo.

Outra lição é ensiná-las a apagar as luzes quando saírem de um determinado cômodo e só acender novamente quando precisar voltar lá. A economia salva o planeta.

como surgiu
Foto: ThoughtCo

Muitas vezes na correria do dia, as pessoas acabam não tirando um tempo para pensar em todos esses fatores que serão listados. Apesar de ser importante lembrar do meio ambiente todos os dias, o Dia da Terra, é voltado justamente para isso.

Neste dia, todos os seres humanos do planeta, se lembram que precisam do meio ambiente para sobreviver e que cuidar não custa nada. Vale ressaltar que a poluição é o que mais atinge o planeta.

Com isso, não deve-se simplesmente procurar conscientizar as crianças, os adultos também devem fazer sua parte. Quando for à praia, por exemplo, não jogue lixo na areia e, principalmente no mar.

O plástico no solo, demora muitos anos para se decompor, isso causa um desgaste enorme no meio ambiente.

O lixo jogado no mar, pode ser confundido pelas tartarugas e outros animais marinhos com alimentos e levá-los a morte por sufocamento.

É importante se lembrar de todos esses fatores e, a cada dia fazer a sua parte. Se cada um fizer o que está a seu alcance, aos poucos o planeta se torna mais sustentável e saudável e isso será melhor para todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *