Dia do Trabalho: 11 ideias de atividades lúdicas para educação infantil

atividades dia do trabalho

Dia 1° de maio é o feriado do Dia do Trabalho. Essa data pode ser considerada uma das mais importantes e torna-se indispensável ensinar as crianças a valorizá-la.

Durante todo o ano os adultos estão na luta para sobreviver, trabalhando muitas horas diárias. E nesta data então, foi estabelecido por Getúlio Vargas no Brasil, um feriado que permite que os trabalhadores descansem e sejam homenageados.

É importante explicar às crianças a importância dessa data comemorativa. Essa explicação pode ser feita em forma de atividades.

como surgiu o dia do trabalho
Foto: Labrego

Datas como o Dia do Índio, Independência do Brasil, dia da Terra, Dia de Tiradentes, Páscoa, entre outras tão importantes, são comemoradas com atividades, brincadeiras e apresentações com o intuito de ensinar as crianças a importância desses assuntos.

Então, não deixe essa data passar despercebida. Confira agora dicas incríveis de atividades lúdicas para Educação Infantil. 

11 Sugestões de atividades lúdicas para o Dia do Trabalho na Educação Infantil 

É importante ressaltar que a Educação Infantil engloba crianças desde o maternal até o ensino fundamental. Portanto, algumas atividades podem ser diferentes de acordo com a idade e classe.

dia do trabalho na educação infantil 
Foto: Canal Midi

Veremos aqui algumas atividades voltadas para todas as crianças de acordo com a classe que farão toda a diferença na hora de mostrar para elas o significado dessa data comemorativa. 

1 – Chame os pais na escola para falar sobre sua profissão 

As crianças sempre se orgulham da profissão dos pais, independentemente de qual seja.

Chamar os pais na escola para que cada um conte um pouco sobre sua profissão faz com que as crianças conheçam um pouco mais sobre cada uma delas.

Existem muitas profissões e todas devem ser valorizadas. É importante que esse momento seja de descontração e que elas se divirtam com a presença dos pais na escola.

Com certeza elas sairão da aula sabendo o que querem ser quando forem adultas. 

2 – Faça um sorteio com ideias de fantasias para vestir 

Toda criança gosta de atividades assim, fazendo um sorteio não tem como elas ficarem chateadas se pegarem alguma profissão que elas não escolheriam.

Lembre-se que o objetivo é que elas valorizem todas as profissões.

atividades
Foto: L’ECO di San Gabriele

Após a profissão estar definida para cada uma, deixe que elas pesquisem sobre aquela determinada profissão e apresente junto com a fantasia.

A aula fica interativa, divertida e muito informativa.

3 – Leia histórias sobre as profissões 

A leitura é a melhor forma de aprender e existem muitos livros infantis sobre profissões. Faça uma roda de leitura e explique cada profissão e fale sobre a importância do Dia do Trabalho.

Na roda de leitura, promova um debate com as crianças questionando o que elas entenderam de cada profissão e qual elas gostam mais.

4 – Jogo da memória 

O jogo da memória é um jogo muito educativo. Ajuda no desenvolvimento cognitivo da criança e com isso, através daquele aprendizado a criança não esquece mais o que aprendeu.

que dia é comemorado o dia do trabalho
Foto: Mega Impress – Brinquedos Educativos

Jogo da memória com tema sobre profissões é uma ótima opção de atividade para o Dia do Trabalho. 

5 – Caça-palavras 

Outra sugestão de atividade, o caça-palavras. É possível montar um caça-palavras grande com boa parte das profissões que existem e deixar que as crianças procurem as palavras em grupos.

Essa brincadeira vai entreter as crianças, divertir e ensinar de uma forma interativa.

6 – Palavras cruzadas

As cruzadinhas também são atividades cognitivas. Deixar pistas do lado e permitir que as crianças descubram a qual profissão se refere é uma ótima ideia.

Palavras cruzadas infantil
Foto: Pinterest

São várias as opções de atividades desse tipo, o educador pode soltar a imaginação e fazer da melhor forma. Afinal de contas, cada professor conhece seus alunos. 

7 – Ligar os pontos

A atividade de ligar os pontos é muito simples. Coloque os desenhos das profissões escolhidas de um lado. Do outro lado, coloque os nomes das profissões de uma forma embaralhada.

A ideia é que as crianças liguem os desenhos aos nomes das profissões. Essa atividade é fácil para criança de qualquer idade.

8 – Escrever textos, mensagens e frases 

As crianças podem escrever textos, frases e mensagens com o tema “Dia do Trabalho”.

dia do trabalhador
Foto: Kid Minds

Cada criança pode escrever um texto falando da profissão de um conhecido ou escrever sobre qual profissão quer ter no futuro.

As frases e mensagens podem ser escritas em cartazes e esses cartazes podem ser espalhados na escola para que os adultos vejam e se sintam homenageados.

9 – Faça um mural

Uma ideia de atividade lúdica para as crianças é fazer um belo mural. O mural pode ser feito dentro da sala de aula de cada turma ou no pátio de acordo, o que for mais viável.

A produção do mural pode ser de EVA ou papel, por exemplo, e cada criança pode fazer desenhos das profissões para colar ali.

mural
Foto: Professora Juce

Outra ideia é fazer um mural com fotos. Cada criança pode levar uma foto de casa de alguém com uma profissão que elas admiram. O mural fica lindo e elas vão se orgulhar de seu trabalho e, com isso, valorizar ainda mais as profissões existentes.

10 – Mímica

Uma atividade lúdica muito interativa e divertida é a mímica e a criançada ama participar.

Uma das crianças é escolhida para fazer mímica sobre uma profissão, as outras tem que adivinhar a qual profissão se refere.

Que tal fazer um festival com as brincadeiras? Separe uma data para fazer o festival ou no próprio feriado do Dia do Trabalho.

Inclua a mímica nessas brincadeiras. Dessa forma os pais poderão participar também. 

11 – Fazer cartões presenteáveis

As crianças podem produzir cartões com cartolina, usar cola colorida para ficar bem bonito, fazer pinturas e escrever recados especiais para dar de presente a algum trabalhador escolhido por elas.

É importante incentivar que elas presenteiem também uma pessoa que não seja da família e que de repente a profissão não seja tão reconhecida.

Infelizmente a profissão de gari, por exemplo, não tem o reconhecimento que merece. É importante incentivar as crianças a darem valor a essas profissões para que sejam uma geração melhor e que passem esse bom exemplo adiante. 

dia do trabalho 2021 feriado
Foto: Blog Solides – Sólides

Toda profissão deve ser vista com muito carinho. Não existe nenhuma profissão independente da outra. Os cargos considerados mais importantes se esquecem que precisam dos que não são reconhecidos para estar ali.

Todos precisam um do outro. É importante valorizar cada escolha, cada oportunidade, cada profissão. Muitos tem a chance de escolher o que querem ser. Outros porém, precisam sobreviver e o importante é que sobrevivam de forma honesta.

Um grande trabalho que não é reconhecido e nem valorizado, mas que é importante ressaltar e ensinar para as crianças a valorizarem, é a dona de casa.

Para que um pai possa trabalhar tranquilo e chegar em casa e encontrar tudo em ordem, tem uma mulher batalhadora que trabalhou o dia inteiro para isso.

A verdade é que todo trabalho, reconhecido ou não deve ser valorizado, a data de 1° de maio (Dia do Trabalho), é uma forma de dar a oportunidade para esses trabalhadores serem lembrados com carinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *