Patchwork Embutido Passo a Passo

Os trabalhos de patchwork são bem democráticos e você pode fazê-los até mesmo como detalhes em caixa de MDF, por exemplo. O patchwork é uma técnica que trabalha com retalhos de tecidos, por isso se você tem muitos retalhos em casa, utilize-os em um patchwork embutido, que pode estar em uma caixa que servirá como porta-trecos.

Este patchwork embutido é um trabalho muito bonito e depois que você pega o jeito fica mais fácil de ser feito (Foto: Divulgação)
Este patchwork embutido é um trabalho muito bonito e depois que você pega o jeito fica mais fácil de ser feito (Foto: Assim se Faz)

Dicas para Fazer Patchwork Embutido

Para fazer um trabalho em patchwork embutido você irá precisar de: 1 caixa de MDF; retalhos de tecido; abre-casa; cola branca comum; pincel; placa pluma; lápis; estilete; palito de dente; tesoura com ponta torta; termolina; viés, para o acabamento; verniz fosco em spray; fita adesiva; e molde (imagem a seguir, ou você pode usar o que quiser). Lembrando que a maneira de fazer patchwork embutido é a mesma para qualquer molde escolhido.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Assim se Faz)

Leia também sobre Luminária de Filme Fotográfico Passo a Passo.

Comece medindo a tampa da caixa e cortando a placa pluma com o mesmo tamanho ou tamanho um pouco menor. Depois posicione o molde sobre a placa de pluma e fixe com a fita adesiva. Depois transfira o molde riscando o lápis. E para facilitar o seu trabalho, antes de posicionar o molde sobre a placa pluma risque com o lápis os contornos, na parte de baixo. Ao final retire o molde.

Em seguida, com o auxílio do estilete, siga os riscos do desenho, cortando a placa pluma, mas somente um pouco, sem perfurar totalmente a placa. E depois abra estes cortes passando o palito de dente nos contornos do desenho. E uma boa dica é começar com um desenho sem muitos detalhes, caso você não tenha experiência com este tipo de artesanato.

Logo após, com o auxílio do pincel, aplique cola em um pedaço do desenho, posicione o tecido sobre esta parte com cola e fixe este retalho de tecido no pedaço do desenho com o auxílio do abre-casa.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Assim se Faz)

Agora, com o auxílio da tesoura com ponta torta, corte o excesso do tecido, deixando uma sobra de milímetros de tecido.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Assim Se Faz)

Leia também sobre Flores Kanzashi Passo a Passo.

Em seguida, termine de penetrar nos cortes estas sobras de tecido, também com o auxílio do abre-casa. E faça isso em todas as partes do desenho.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Assim se Faz)

Logo após, quando o desenho inteiro for preenchido pelos tecidos, cole a placa pluma sobre a tampa da caixa de MDF. Para um bom acabamento, corte algumas tiras do tecido e cole nas laterais da tampa, dobre a borda do tecido para dentro da tampa e cole e finalize com o viés nas emendas, tanto de fora quanto de dentro da caixa.

Para finalizar a sua peça, com o auxílio do pincel, aplique termolina sobre o trabalho, para impermeabilizá-lo. E borrife spray fosco, para proteger toda a caixa. E está pronto!

Esta ideia de patchwork embutido foi retirada do site Assim se Faz.

Leia também sobre Como fazer vaso de jornal e bexiga passo a passo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *