Pinturas de parede criativas: ideias, dicas e inspirações para o dia a dia

As pinturas de parede criativas trazem ótimas ideias, dicas e inspirações para você aproveitar e fazer uma decoração personalizada em casa.

A arte feita através das técnicas de pintura, podem ser simples ou muito elaboradas, a depender do grau de habilidade de cada pessoa.

Em todo caso, não há com o que se preocupar. Caso nunca tenha pintado uma parede na vida, é possível criar belas decorações.

pinturas criativas para parede de sala
Foto: @arq.danielepiol

O mais importante é ser criativo e ter a inspiração na dose certa, fazendo pinturas e desenhos em paredes de acordo com as suas capacidades.

Muitas vezes, saber fazer pequenos traços, pontos, bolinhas ou até mesmo ter um material auxiliar, já é o suficiente. Saiba mais, a seguir.

4 Dicas para fazer pinturas de parede criativas 

Para ter ideias maravilhosas e criativas para pintura na parede, imagine a figura/composição desejada e pense em formas de aplicá-la no lugar planejado.

pinturas de parede criativas 
Foto: @mari_naparede

Inspire-se nos modelos que você mais se identifica, pense em criar texturas e usar as suas maiores habilidades com pinceis ou com materiais auxiliares.

pinturas de parede modernas
Foto: @designes.22

É possível fazer tipos diversos, como aquarelas, pinturas realistas, abstratas, geométricas, entre outras.

Pintura de parede geométrica
Foto: @comedowntothewoods

O ideal é pensar que a sua arte vai ser a protagonista da decoração na parede, ou seja, será o destaque, um elemento surpresa na casa.

Se não tiver habilidades de pintura muito elaboradas, pense em criar estampas a partir da repetição de uma forma, como traços e bolinhas. Outra opção é investir em faixas degradê para deixar o ambiente mais aconchegante.

degrade verde
Foto: @dudasennaarquitetura

Experimente também usar cores de contraste, dividindo o espaço como quiser e fazendo uma pintura nada convencional.

Pintura decorativa
Foto: @fernanda.amag

Quando for pensar na paleta de cores que será utilizada, considere não somente as cores das tintas, mas também as cores dos móveis e objetos visíveis no ambiente.

Pintura com fita 

A pintura com fita pode formar figuras delicadas ou mais descoladas. Uma dica é usar fitas mais finas para formar figuras com traços mais delicados ou com detalhes minuciosos.

Pintura com fita quarto infantil
Foto: @jcarquiteturajoinville

Esse item também é maravilhoso para criar formas geométricas, principalmente, aquelas formas que precisam de linhas retas.

Ainda que as curvas sejam possíveis, o trabalho circular com fitas é muito mais difícil.

Pintura de parede com efeito
Foto: @lilutzarquitetura

Fazer o planejamento para esse tipo de pintura é ainda mais essencial, porque é preciso entender como posicionar a fita, conforme um projeto de desenho.

listrada
Foto: @littlebigbell

Além disso, saber as medidas de cada traço formado pelas fitas também é muito importante.

Pintura 3D 

A pintura 3D possui formas milimetricamente pensadas, que já determinam o efeito tridimensional.

Com essa arte é possível transmitir a sensação de relevos, buracos, elementos soltos e até elementos que se movimentam no espaço, ilusoriamente.

Pintura 3D 
Foto: @cikaaerografia

Nesse caso, as figuras e desenhos tridimensionais já trazem essa qualidade a partir do uso correto dos ângulos e das cores.

Vale dizer, no entanto, que é fundamental ter noção de desenho geométrico para fazer esse tipo de pintura, além de muita criatividade.

desenho 3d
Foto: @wilisgraffitioficial

O estado da parede também conta muito, pois é preciso que ela esteja em ponto de pintura. Afinal, se a superfície estiver com imperfeições como mofos, fissuras e descascando, o efeito 3D não vai funcionar.

Pintura com esponja 

Para fazer uma pintura com esponja na parede, ter paciência é muito importante.

Pintura com esponja 
Foto: @livingfordecor

Os efeitos com a esponja são belíssimos, mas necessitam, em sua maioria, de sobreposição ou repetição. No caso da sobreposição é importante esperar a primeira camada secar para criar outras camadas por cima, com a mesma cor de tinta ou com uma cor diferente.

ideias de pinturas
Foto: Shefalitayal

Outra necessidade é saber dosar a quantidade de tinta na esponja e aplicar com cuidado, estando atento ao efeito “esfumado” que está sendo feito.

efeito carimbo
Foto: @alittle_bitof_alldecor

As pinturas de parede criativas que se utilizam de esponjas formam, geralmente, uma textura discreta e muito aconchegante.

efeito tijolinho
Foto: @happilyeverdecorated

Você ainda pode brincar com as cores de acordo com sua preferência ou decoração do ambiente.

pinturas de parede
Foto: @thehummingbirddigs

Além disso, você pode fazer apenas alguns detalhes na parede com o uso da esponja.

parede pintada diferente
Foto: @wildrosecountryhome

Cada formato e forma de usar decora a parede de uma maneira completamente diferente.

decoração com pintura
Foto: @dilaedicadecor

Pintura usando spray 

A pintura de spray na parede é uma espécie de grafite feito para decorar a casa.

É preciso ter habilidade manual para saber usar a tinta spray na hora da aplicação, especialmente se a ideia for fazer uma figura com muitos detalhes.

Pintura usando spray 
Foto: @emeraldhomestyling

Mas uma parede criativa não é, necessariamente, decorada com desenhos livres à mão. O grafite ou a pintura com spray pode ser feita com ajuda de um stencil, a partir de um desenho específico com definições de borda.

stencil
Foto: @kruseonover

Além disso, as fitas também podem auxiliar nas definições de bordas para criar formas nas paredes com essa tinta ou para criar divisões de espaços, sendo retirada após a pintura.

Contudo, é importante lembrar de dosar a quantidade de tinta em qualquer técnica, até porque com a tinta spray não é diferente. Se for aplicada de forma concentrada, a tinta pode escorrer ou gerar borrões indesejáveis.

Ideias criativas para pintura de parede 

Usando fitas ou desenhos geométricos, é possível fazer pinturas simples a partir da repetição de quadrados, triângulos, círculos, traços e pontos.

pinturas de parede criativas banheiro
Foto: @keficreat

Inclusive, é comum usar figuras geométricas para criar paisagens, simulando montanhas e o sol, ou estrelas e a lua.

Não é preciso pensar em um desenho excepcional, basta escolher a combinação certa de cores e formas, pensando nas divisões do espaço. As divisões podem ser na vertical, horizontal, diagonal ou transversal.

pinturas de parede criativas verde e branco
Foto: @leilahaccioly

Outra dica é pensar em como usar os objetos decorativos de parede ao seu favor, conforme a pintura realizada. É o caso de quadros, painéis, peças em macramê, vasos de plantas, entre outras opções.

circulo na parede
Foto: @stealthedecor.com.br

Ao invés de pensar nas cores opostas e contrastantes, é importante saber criar nuances através de um conjunto de tonalidades semelhantes. Criando, assim, paletas neutras, terrosas ou quentes.

pinturas de parede criativas sala de estar
Foto: @fernanda.amag

Alguns materiais podem dar muito suporte e facilitar o trabalho, oferecendo um melhor acabamento ou uma melhor preparação para começar a pintar.

Qual a melhor tinta para fazer pinturas criativas na parede? 

Para saber a melhor tinta a ser usada, é importante pensar no tipo de pintura que se deseja fazer.

pinturas de parede criativas sala
Foto: @atcharlotteshouse

Se for uma pintura aquarela, é mais interessante usar uma tinta à base de água. No caso de uma pintura que se utiliza da técnica do grafite, o ideal é usar tinta spray.

pinturas de parede criativas area externa
Foto: @sophierae_prints

No geral, usam-se tintas apropriadas para pintar parede, como tinta PVA, epóxi ou acrílica.

Independentemente disso, as tintas à base de solventes são mais indicadas para pinturas em paredes externas, por causa do contato direto com a chuva e raios do sol.

pinturas de parede criativas quarto
Foto: @viverdemorar

O fator custo x benefício é igualmente importante para se fazer uma escolha ideal. As pinturas de parede criativas podem ser feitas com uma boa tinta para parede que cabe também no seu bolso.

Deixe um comentário