A pop art foi um dos movimentos artísticos mais relevantes do século passado. Com suas reflexões críticas sobre consumo e estética de massa, influenciou muito a imagética atual.
Desse modo, vale a pena conhecer todos os detalhes sobre esse tipo de movimento artístico.
O que é pop art?
Uma corrente artística que tratava de temas que se relacionam à cultura popular e de massas, como consumo, capitalismo e propagandas publicitárias. Surgiu, assim, como um contraponto à Escola de Frankfurt, que criticava a estética da cultura de massas.
Origem do pop art
O movimento surgiu nos anos 1950, na Inglaterra. Foi o britânico Lawrence Alloway quem primeiro utilizou a expressão para descrever encontros do “Grupo Independente”. Ainda nos 1960, a pop art desembarcou em Nova York.
Quais são as características do pop art?
A influência da cultura de massas caracterizou o movimento como um encontro da arte com a vida comum. Por isso mesmo, a publicidade era um elemento de inspiração tão grande, com reproduções de propagandas famosas.
Outro elemento marcante da pop art é a referência à estética das histórias em quadrinhos. Assim, os traços muitas vezes lembram os cartoons e, além disso, a escolha das cores é muito intensa e vibrante, quase saturada.
Serigrafia
Um dos pontos principais do movimento foi a utilização da serigrafia. A criação em série dos mesmos temas, portanto, tinha como inspiração a estética de reprodução em massa de obras de arte.
Um dos grandes exemplos de obras do movimento são as reproduções com a mesma imagem de figuras icônicas, como Marilyn Monroe. Aliás, o uso de celebridades é outra marca registrada da pop art.
Oposição a outros movimentos artísticos
O uso de objetos comuns, como garrafas de refrigerante e produtos enlatados, à categoria de utensílios que poderiam ser representados de forma artística atinge seu auge nesse período.
Havia, além disso, uma intenção de se contrapor ao abstracionismo que estava em voga anteriormente. Alguns artistas do movimento acreditavam que a arte deveria se aproximar do cidadão comum, em seu repertório de referências.
Quais os principais artistas do movimento pop art?
O chamado “Grupo Independente” são considerados os precursores dessa corrente.
Então, os principais artistas desse período, estabelecidos em Londres, são:
- Richard Hamilton;
- Eduardo Paolozzi;
- Peter Blake.
Grupo dos EUA
Nos Estados Unidos o movimento teve destaque ainda maior, especialmente na costa leste, com a cidade de Nova York como o grande centro.
A partir dos anos 1960, os principais artistas são:
- Andy Warhol;
- Roy Lichtenstein;
- Wayne Thiebaud;
- Claes Oldenburg;
- JasperJohns;
- Marjorie Strider;
- Tom Wesselmann;
- James Rosenquist.
Apesar de inicialmente produzirem de forma isolada, em meados dos anos 1960 parte desses artistas começou a organizar seus trabalhos de forma conjunta.
Assim, as primeiras mostras e exposições foram feitas em galerias da cidade de Nova York.
Principais obras do pop art
De modo geral, as obras de Andy Warhol são o grande destaque em termos de impacto cultural produzido pelo movimento. Até hoje, a sua influência pode ser observada na estética popular de massa, desde a publicidade até a moda, passando pela música.
Alguns dos registros mais famosas de Warhol são ‘A Banana’ (1960), eternizada na capa do disco da banda Velvet Underground, ‘Marilyn Monroe’ (1962), ‘Sopa Campbell’ (1962), ‘Triple Elvis (1963) e ‘Coca Cola’ (1963).
Lichtenstein e outros artistas
Roy Lichtenstein realizou algumas das representações mais importantes para descrever o movimento.
Alguns destaques são ‘Blam’ (1962), ‘In The Car’ (1963), ‘Whaam!’ (1963) e ‘Crying Girl’ (1964). Outras obras de renome da pop art são:
- ‘Just WhatIs It That Makes Today’s Home SoDifferentandSoApealling?’, Richard Hamilton;
- ‘Interior II’, Richard Hamilton;
- Sourcesofthe Pop Art IV’, Peter Blake;
- ‘Girl withRadish’, Marjorie Strider.
Ideias de desenhos pop art fáceis
Alguns dos desenhos mais simples de fazer dentro da estética do movimento são os que remetem à obra de Lichtenstein.
Por isso, tente começar pelas suas ‘Word Art’, que misturam referências e cores do universo dos quadrinhos.
Como fazer um desenho pop art passo a passo
Para iniciar a ‘Word Art’, pegue uma folha de papel em branco e desenhe uma expressão como ‘Pow’ ou ‘Wham’ com letras grandes, com pequenas falhas na geometria e um contorno bem marcado.
Em seguida, faça pequenos pontos no contorno do desenho, e então, o envolva em uma espécie de balão, como aqueles de fala de história em quadrinho.
Para colorir, opte por cores vibrantes como vermelho, amarelo e laranja. Assim, você terá sua primeira pop art.