O porta copo de crochê é uma peça decorativa e útil, que vale a pena ter em casa.
O tamanho do porta copo pode variar, por isso muitas dicas aqui vão te ajudar a escolher o melhor modelo e medidas para atender às suas expectativas.
Prepare-se para ver modelos de crochê mais modernos, mas muito fáceis de serem feitos, até mesmo por iniciantes no crochê.
O porta copo é uma peça simples e, relativamente, pequena. E o trabalho é finalizado bem rapidamente porque com poucas carreiras já é possível ver o resultado.
É uma peça que pode ser usada sozinha ou em jogo de sousplat em crochê para decoração da mesa de jantar. É uma opção incrível para quem deseja aproveitar o tempo livre ou quer comercializar para aumentar a renda da família.
Tipos de porta copo de crochê mais usados
Os modelos mais usados para fazer porta copo de crochê são os circulares. A partir desse formato, é possível reproduzir imagens como flores, frutas, mandalas, corações, entre outras ideias encantadoras.
Outra opção muito usada para porta copo de crochê são as figuras de animais, como a imitação do contorno de um rosto de gatinho ou de cachorrinho.
Os animais servem como inspiração para decorações infantis ou, simplesmente, para decorações mais fofas e divertidas.
É possível fazer ainda outras figuras delicadas que são muito bem aproveitadas no dia a dia, como corações e estrelas. No mais, cada um pode optar pelo modelo de porta copo conforme a ocasião do momento, criando várias peças diferentes.
Uma peça discreta, seja circular ou quadrada, pode ganhar um detalhe atrativo feito com o próprio crochê. Como pequenas flores, corações e estrelas reproduzidas à parte, em um tamanho bem menor.
Os detalhes podem ainda conter brilho ou uma textura diferente, alcançando outras nuances.
Esses detalhes costumam servir como apliques, ao invés de serem feitos durante o trabalho, ou seja, na medida em que se vai formando a peça.
A aplicação para gerar relevo e outros efeitos, a partir de um detalhe sutil e criativo, é uma ideia bastante usual e fácil de fazer, desde que seja uma peça simples.
Porta copos de crochê quadrado
A peça quadrada costuma servir para modelos mais neutros e discretos.
O estilo clean, e mais moderno, combina bem com o formato quadrangular, pois as linhas retas trazem uma sensação de ordem e estabilidade.
Essa sensação é ideal para quem gosta de organizar as peças, criando uma fileira de porta copos bem funcionais, sem fazer uso de exageros ou figuras mais ousadas.
Contudo, há quem crie peças quadradas bastante coloridas e com detalhes mais elaborados.
Isso varia de acordo com os desejos e as necessidades de cada um, porque é possível fazer vários porta copos quadrados em crochê, de maneiras diferentes.
Pode-se fazer tramas abertas ou mais fechadas, tecer desenhos sinuosos no centro ou nas bordas, e ainda criar apliques para decorar a peça.
Porta copos de crochê redondo
O círculo é considerado também o formato comum dos copos, pois a maioria dos copos tem a boca redonda, por isso a sua replicação na peça cria uma harmonia durante o uso.
Além disso, é uma forma que transmite harmonia e união, combinando mais com traços delicados, coloridos e criativos.
As flores acabam sendo um grande destaque do formato circular, porque são peças que trabalham ótimos barrados e possuem tramas cativantes.
É possível imitar um girassol no trabalho ou fazer, apenas, a forma de uma flor abstrata, com uma única cor ou muitas cores. As pétalas se sobressaem, caso seja usado um ponto em crochê que ofereça relevo ou contraste à peça.
Porém, o centro da flor também pode ser ainda mais detalhado do que as bordas, isso depende de cada modelo e estilo.
Além disso, podem ser feitos desenhos super criativos dentro do modelo redondo, como mostra a imagem abaixo.
Porta copos de crochê simples
O porta copo de crochê, por ser uma peça de tamanho pequeno, já costuma ser considerado como um item simples e fácil de ser feito.
A simplicidade muitas vezes está na facilidade dos pontos que são usados na composição, sendo que os mais fáceis são os pontos básicos: ponto baixo, ponto alto e ponto baixíssimo. Além, das correntinhas – é claro!
No crochê tudo vai se tornando mais descomplicado com a prática, ao deixar o manuseio da agulha e das mãos cada vez mais natural e autômato.
Dessa maneira, o porta copos simples seria uma peça que faz uso dos pontos nos quais se tem mais familiaridade e se sabe fazer com maestria. Além disso, as peças que não fazem emendas e nem apliques são consideradas mais simples também.
Aposte nos modelos monocromáticos e faça barrados e desenhos diferentes na mesma peça para poder deixá-la mais criativa e original. Assim, a peça simples também ficará perfeita e elegante, porque foi feita com o perfeccionismo e a habilidade necessária.
Porta copo de crochê com gráfico
Os gráficos para fazer qualquer modelo de porta copo de crochê são, em geral, muito simples e práticos.
Em poucas carreiras, você pode finalizar sua peça e ainda aproveitar o tempo disponível para fazer outras peças iguais ou diferentes em relação ao modelo escolhido.
Dicas sobre o gráfico
Para ler um gráfico, é preciso saber as abreviações dos pontos de crochê, que muitas vezes são as iniciais do nome do ponto. Dessa maneira, o gráfico ainda mostra o desenho do ponto conforme uma legenda específica que é colocada à parte.
Os gráficos podem variar de estilo, de modo que alguns deixam mais aparentes os desenhos e outros preferem destacar outras informações.
Muitas vezes o desenho aparece fragmentado, mas também existe a opção de desenhos por inteiro, apresentando a divisão das carreiras através das formas, palavras e/ou cores.
Fazer um porta copo de crochê com auxílio de um gráfico é um ótimo exercício para os iniciantes. Afinal, a peça é pequena e, por consequência, o gráfico também será.
Preste atenção em todos os pontos de crochê que são usados para não chegar no meio do trabalho e se deparar com alguma dificuldade. É importante ter a prática de leitura de gráfico para crochê.
Pois, assim, se poderá avançar com mais tranquilidade na leitura de outros gráficos referentes às outras peças mais complexas.
Gráfico
Veja abaixo uma imagem do trabalho pronto e o gráfico de um porta copo de crochê fácil de fazer:
Se o porta copo tiver algum ponto de crochê um pouco mais avançado para o seu grau de experiência, decida por outro modelo que seja mais simples.
O gráfico é apenas um auxílio, mas a capacidade de tecer os fios e criar as tramas em crochê depende de quem está com o barbante e a agulha na mão.
Tamanho ideal e medidas do porta copo em crochê
Embora se tenha como premissa que o porta copo de crochê é uma peça pequena, os tamanhos podem variar e muita gente tem dúvida se há um tamanho ideal para ele.
Na verdade, não existe um tamanho padrão porque, hoje em dia, existem muitas opções de copos e recipientes que possuem diâmetros e formatos diferentes.
Se o copo é muito pequeno, o porta copo muito largo e comprido não ficará tão elegante e harmônico na decoração, seja para decorar uma mesa, bandeja ou bancada.
Pegue, por exemplo, a referência de um copo simples e pequeno, como um copo daqueles que se usa em bares para beber cerveja.
Copos pequenos podem caber em porta copos com diâmetro de 9cm enquanto que outros copos maiores podem necessitar de um diâmetro de até 15cm.
Por isso, o ideal é se basear pelas medidas do copo, criando um molde em papel para usar durante a confecção do seu trabalho.
Para se ter uma média, pense numa medida entre 9cm e 15cm. Qual será o resultado?
A média seria 12cm, com base em um diâmetro razoável que estaria dentro de uma referência inicial, especialmente para quem quer fazer porta copos para vender. Dessa maneira, pode-se dizer que 12cm é um tamanho padrão.
Contudo, um centímetro a mais ou a menos pode fazer muita diferença no uso da peça em relação ao tipo de copo que ficará sobre ela. Por isso, avalie bem, caso queira fazer porta copos para recipientes específicos.
A peça pode ser usada como descanso para diferentes tipos de recipientes para beber, como xícaras, taças, copos diversos e canecas.
Como fazer porta copo de crochê
Aprenda como fazer o porta copo de crochê em formato de flor, utilizando pontos básicos de crochê e, até mesmo, aproveitando as sobras de fio que você possa ter em casa.
Materiais necessários
- Barbante de algodão nº 4
- Agulha de crochê 3mm
- Agulha de tapeçaria
- Tesoura
Passo 1
Faça um anel mágico e suba três correntinhas para iniciar a primeira carreira.
Passo 2
Realize 20 pontos altos ao redor do anel mágico e deixe ele um pouco aberto para que o centro fique vazado.
Passo 3
Na terceira correntinha, feche a carreira com um ponto baixíssimo. Então, suba mais três correntinhas para iniciar a próxima carreira.
Passo 4
Faça 10 (dez) grupos de dois pontos altos (um em cada ponto de base), separados por 2 correntes até o final do elo.
Passo 5
Arremate com ponto baixíssimo na terceira corrente para fechar a carreira.
Passo 6
Caminhe com a agulha até o centro do espaço vazio, fazendo pontos baixíssimos.
Passo 7
Quando chegar no primeiro espaço vazio, suba dois pontos altos e faça + duas correntes + dois pontos altos, formando o primeiro leque da terceira carreira.
Siga fazendo os leques até fazer a volta completa e lembre-se que, entre um leque e outro, não há correntinhas de separação.
Os leques são grupos de pontos altos separados, mas que estão em um mesmo espaço de base, nesse caso, eles ficam dentro dos espaços vazios que foram criados na carreira anterior.
Passo 8
Finalize a carreira com o ponto baixíssimo e siga com a carreira seguinte, realizando 8 (oito) pontos altos no meio do leque, deixando que esses pontos criem uma curva.
Entre um leque e outro, faça um ponto baixíssimo na base e observe que cada grupo de oito pontos altos formará um semicírculo, como se fosse a pétala da flor.
Passo 9
O arremate da carreira é com um ponto baixíssimo e, em seguida, esconda o fio como desejar. Contudo, vale à pena registrar e praticar a dica do tutorial sobre a forma de esconder e arrematar toda a peça.
Dicas de acabamento
Se usou o anel mágico, o acabamento pode ser feito da seguinte maneira:
No final do trabalho, tenha uma sobra comprida de fio e leve a ponta até muito próximo do anel mágico, escondendo o fio no meio dos pontos até chegar lá.
Quando chegar próximo ao anel mágico, tire a linha da agulha e faça dois nós, juntando a sobra de fio que ficou no início com a sobra de fio que sobrou no final.
Coloque as duas pontas na agulha de tapeçaria e esconda novamente o fio, por dentro do trabalho, até que ele desapareça completamente.
Por fim, corte as pontas finais e, dessa vez, sem receio do seu anel mágico se desfazer porque você fez o arremate perfeito.
Veja como fazer o porta copo de crochê a partir desse tutorial do Procurando Ideias com Penha:
65 Ideias de porta copos para decorar a sua mesa
Agora temos uma seleção de fotos incrível para que você possa escolher de uma vez por todas o seu porta copos preferido. Confira!