Porta copo de crochê: 65 modelos modernos e diferenciados

porta copo croche moderno diferente

O porta copo de crochê é uma peça decorativa e útil, que vale a pena ter em casa.

O tamanho do porta copo pode variar, por isso muitas dicas aqui vão te ajudar a escolher o melhor modelo e medidas para atender às suas expectativas.

Prepare-se para ver modelos de crochê mais modernos, mas muito fáceis de serem feitos, até mesmo por iniciantes no crochê.

O porta copo é uma peça simples e, relativamente, pequena. E o trabalho é finalizado bem rapidamente porque com poucas carreiras já é possível ver o resultado.

porta copo de crochê simples
Foto: @knitting_slowflow

É uma peça que pode ser usada sozinha ou em jogo de sousplat em crochê para decoração da mesa de jantar. É uma opção incrível para quem deseja aproveitar o tempo livre ou quer comercializar para aumentar a renda da família.

Tipos de porta copo de crochê mais usados

Os modelos mais usados para fazer porta copo de crochê são os circulares. A partir desse formato, é possível reproduzir imagens como flores, frutas, mandalas, corações, entre outras ideias encantadoras.

tipos de porta copo de crochê
Foto: @simplyeilene

Outra opção muito usada para porta copo de crochê são as figuras de animais, como a imitação do contorno de um rosto de gatinho ou de cachorrinho.

Os animais servem como inspiração para decorações infantis ou, simplesmente, para decorações mais fofas e divertidas.

É possível fazer ainda outras figuras delicadas que são muito bem aproveitadas no dia a dia, como corações e estrelas. No mais, cada um pode optar pelo modelo de porta copo conforme a ocasião do momento, criando várias peças diferentes.

Uma peça discreta, seja circular ou quadrada, pode ganhar um detalhe atrativo feito com o próprio crochê. Como pequenas flores, corações e estrelas reproduzidas à parte, em um tamanho bem menor.

frida
Foto: @crookchet

Os detalhes podem ainda conter brilho ou uma textura diferente, alcançando outras nuances.

Esses detalhes costumam servir como apliques, ao invés de serem feitos durante o trabalho, ou seja, na medida em que se vai formando a peça.

A aplicação para gerar relevo e outros efeitos, a partir de um detalhe sutil e criativo, é uma ideia bastante usual e fácil de fazer, desde que seja uma peça simples.

Porta copos de crochê quadrado

A peça quadrada costuma servir para modelos mais neutros e discretos.

O estilo clean, e mais moderno, combina bem com o formato quadrangular, pois as linhas retas trazem uma sensação de ordem e estabilidade.

duas cores
Foto: @theturtletrunk

Essa sensação é ideal para quem gosta de organizar as peças, criando uma fileira de porta copos bem funcionais, sem fazer uso de exageros ou figuras mais ousadas.

Contudo, há quem crie peças quadradas bastante coloridas e com detalhes mais elaborados.

porta copo de crochê quadrado
Foto: @crafted.by.cat

Isso varia de acordo com os desejos e as necessidades de cada um, porque é possível fazer vários porta copos quadrados em crochê, de maneiras diferentes.

Pode-se fazer tramas abertas ou mais fechadas, tecer desenhos sinuosos no centro ou nas bordas, e ainda criar apliques para decorar a peça.

Porta copos de crochê redondo

O círculo é considerado também o formato comum dos copos, pois a maioria dos copos tem a boca redonda, por isso a sua replicação na peça cria uma harmonia durante o uso.

Além disso, é uma forma que transmite harmonia e união, combinando mais com traços delicados, coloridos e criativos.

porta copo de crochê girassol
Foto: @stitchbyfay

As flores acabam sendo um grande destaque do formato circular, porque são peças que trabalham ótimos barrados e possuem tramas cativantes.

É possível imitar um girassol no trabalho ou fazer, apenas, a forma de uma flor abstrata, com uma única cor ou muitas cores. As pétalas se sobressaem, caso seja usado um ponto em crochê que ofereça relevo ou contraste à peça.

Porém, o centro da flor também pode ser ainda mais detalhado do que as bordas, isso depende de cada modelo e estilo.

Além disso, podem ser feitos desenhos super criativos dentro do modelo redondo, como mostra a imagem abaixo.

porta copo de crochê redondo
Foto: @torunjcrochet

Porta copos de crochê simples

O porta copo de crochê, por ser uma peça de tamanho pequeno, já costuma ser considerado como um item simples e fácil de ser feito.

porta copo de crochê amarelo
Foto: @crafted.by.cat

A simplicidade muitas vezes está na facilidade dos pontos que são usados na composição, sendo que os mais fáceis são os pontos básicos: ponto baixo, ponto alto e ponto baixíssimo. Além, das correntinhas – é claro!

No crochê tudo vai se tornando mais descomplicado com a prática, ao deixar o manuseio da agulha e das mãos cada vez mais natural e autômato.

Dessa maneira, o porta copos simples seria uma peça que faz uso dos pontos nos quais se tem mais familiaridade e se sabe fazer com maestria. Além disso, as peças que não fazem emendas e nem apliques são consideradas mais simples também.

porta copo de crochê para iniciantes
Foto: @marlens_handmade

Aposte nos modelos monocromáticos e faça barrados e desenhos diferentes na mesma peça para poder deixá-la mais criativa e original. Assim, a peça simples também ficará perfeita e elegante, porque foi feita com o perfeccionismo e a habilidade necessária.

Porta copo de crochê com gráfico

Os gráficos para fazer qualquer modelo de porta copo de crochê são, em geral, muito simples e práticos.

Em poucas carreiras, você pode finalizar sua peça e ainda aproveitar o tempo disponível para fazer outras peças iguais ou diferentes em relação ao modelo escolhido.

Dicas sobre o gráfico

Para ler um gráfico, é preciso saber as abreviações dos pontos de crochê, que muitas vezes são as iniciais do nome do ponto. Dessa maneira, o gráfico ainda mostra o desenho do ponto conforme uma legenda específica que é colocada à parte.

Os gráficos podem variar de estilo, de modo que alguns deixam mais aparentes os desenhos e outros preferem destacar outras informações.

Muitas vezes o desenho aparece fragmentado, mas também existe a opção de desenhos por inteiro, apresentando a divisão das carreiras através das formas, palavras e/ou cores.

Fazer um porta copo de crochê com auxílio de um gráfico é um ótimo exercício para os iniciantes. Afinal, a peça é pequena e, por consequência, o gráfico também será.

Preste atenção em todos os pontos de crochê que são usados para não chegar no meio do trabalho e se deparar com alguma dificuldade. É importante ter a prática de leitura de gráfico para crochê.

Pois, assim, se poderá avançar com mais tranquilidade na leitura de outros gráficos referentes às outras peças mais complexas.

Gráfico

Veja abaixo uma imagem do trabalho pronto e o gráfico de um porta copo de crochê fácil de fazer:

porta copo de croche com grafico
Foto: Blog bazar Horizonte
grafico da receita
Foto: Blog bazar Horizonte

Se o porta copo tiver algum ponto de crochê um pouco mais avançado para o seu grau de experiência, decida por outro modelo que seja mais simples.

O gráfico é apenas um auxílio, mas a capacidade de tecer os fios e criar as tramas em crochê depende de quem está com o barbante e a agulha na mão.

Tamanho ideal e medidas do porta copo em crochê

Embora se tenha como premissa que o porta copo de crochê é uma peça pequena, os tamanhos podem variar e muita gente tem dúvida se há um tamanho ideal para ele.

Na verdade, não existe um tamanho padrão porque, hoje em dia, existem muitas opções de copos e recipientes que possuem diâmetros e formatos diferentes.

hexagono de barbante
Foto: @isa_made4u

Se o copo é muito pequeno, o porta copo muito largo e comprido não ficará tão elegante e harmônico na decoração, seja para decorar uma mesa, bandeja ou bancada.

Pegue, por exemplo, a referência de um copo simples e pequeno, como um copo daqueles que se usa em bares para beber cerveja.

Copos pequenos podem caber em porta copos com diâmetro de 9cm enquanto que outros copos maiores podem necessitar de um diâmetro de até 15cm.

floral
Foto: @whitestitches_kw

Por isso, o ideal é se basear pelas medidas do copo, criando um molde em papel para usar durante a confecção do seu trabalho.

Para se ter uma média, pense numa medida entre 9cm e 15cm. Qual será o resultado?

A média seria 12cm, com base em um diâmetro razoável que estaria dentro de uma referência inicial, especialmente para quem quer fazer porta copos para vender. Dessa maneira, pode-se dizer que 12cm é um tamanho padrão.

Contudo, um centímetro a mais ou a menos pode fazer muita diferença no uso da peça em relação ao tipo de copo que ficará sobre ela. Por isso, avalie bem, caso queira fazer porta copos para recipientes específicos.

A peça pode ser usada como descanso para diferentes tipos de recipientes para beber, como xícaras, taças, copos diversos e canecas.

Como fazer porta copo de crochê

Aprenda como fazer o porta copo de crochê em formato de flor, utilizando pontos básicos de crochê e, até mesmo, aproveitando as sobras de fio que você possa ter em casa.

Materiais necessários

  • Barbante de algodão nº 4
  • Agulha de crochê 3mm
  • Agulha de tapeçaria
  • Tesoura

Passo 1

Faça um anel mágico e suba três correntinhas para iniciar a primeira carreira.

Passo 2

Realize 20 pontos altos ao redor do anel mágico e deixe ele um pouco aberto para que o centro fique vazado.

Passo 3

Na terceira correntinha, feche a carreira com um ponto baixíssimo. Então, suba mais três correntinhas para iniciar a próxima carreira.

Passo 4

Faça 10 (dez) grupos de dois pontos altos (um em cada ponto de base), separados por 2 correntes até o final do elo.

Passo 5

Arremate com ponto baixíssimo na terceira corrente para fechar a carreira.

Passo 6

Caminhe com a agulha até o centro do espaço vazio, fazendo pontos baixíssimos.

Passo 7

Quando chegar no primeiro espaço vazio, suba dois pontos altos e faça + duas correntes + dois pontos altos, formando o primeiro leque da terceira carreira.

Siga fazendo os leques até fazer a volta completa e lembre-se que, entre um leque e outro, não há correntinhas de separação.

Os leques são grupos de pontos altos separados, mas que estão em um mesmo espaço de base, nesse caso, eles ficam dentro dos espaços vazios que foram criados na carreira anterior.

Passo 8

Finalize a carreira com o ponto baixíssimo e siga com a carreira seguinte, realizando 8 (oito) pontos altos no meio do leque, deixando que esses pontos criem uma curva.

Entre um leque e outro, faça um ponto baixíssimo na base e observe que cada grupo de oito pontos altos formará um semicírculo, como se fosse a pétala da flor.

Passo 9

O arremate da carreira é com um ponto baixíssimo e, em seguida, esconda o fio como desejar. Contudo, vale à pena registrar e praticar a dica do tutorial sobre a forma de esconder e arrematar toda a peça.

Dicas de acabamento

Se usou o anel mágico, o acabamento pode ser feito da seguinte maneira:

No final do trabalho, tenha uma sobra comprida de fio e leve a ponta até muito próximo do anel mágico, escondendo o fio no meio dos pontos até chegar lá.

Quando chegar próximo ao anel mágico, tire a linha da agulha e faça dois nós, juntando a sobra de fio que ficou no início com a sobra de fio que sobrou no final.

Coloque as duas pontas na agulha de tapeçaria e esconda novamente o fio, por dentro do trabalho, até que ele desapareça completamente.

Por fim, corte as pontas finais e, dessa vez, sem receio do seu anel mágico se desfazer porque você fez o arremate perfeito.

Veja como fazer o porta copo de crochê a partir desse tutorial do Procurando Ideias com Penha:

65 Ideias de porta copos para decorar a sua mesa

Agora temos uma seleção de fotos incrível para que você possa escolher de uma vez por todas o seu porta copos preferido. Confira!

1 – Jogo de porta copos com arco-íris para alegrar a mesa

Jogo de porta copos com arco íris
Foto: @simplyeilene

2 – Porta copo de crochê redondo com fio mesclado

redondo com fio mesclado
Foto: @jazzhandscraft

3 – Um modelo romântico com várias opções de cores

quadrado com coração no meio
Foto: @queen_babs

4 – Peça quadrada para ousar na decoração

square quadrado colorido
Foto: @trunkycrafts

5 – Peças que permitem várias combinações para um conjunto de sousplat

conjunto de porta copos de croche
Foto: @lamadejard

6 – Porta copo de crochê girassol

girassol
Foto: @peekays_gift

7 – Combinação perfeita de cinza e rosa

cinza e rosa
Foto: @havvanintasarimlari

8 – Porta copo de crochê frutas cítricas

Porta copo de crochê frutas cítricas
Foto: @lanitacrochetedgoods

9 – Porta copo de crochê em formato de folha

Porta copo de crochê folha
Foto: @zerafetdukkani

10 – Porta copo de crochê de coração

Porta copo de crochê de coração
Foto: @lanitacrochetedgoods

11 – Modelo hexagonal básico

hexagonal azul
Foto: @kaileycalicrochet

12 – Porta copo de gatinho

Porta copo de gatinho
Foto: @havvanintasarimlari,

13 – Porta copos de cacto lindíssimo

Porta copos de cacto
Foto: @mel.crochets

14 – Um modelo com frutinhas super fofo

branco com frutas na borda
Foto: @pt_tezukuri

15 – Motivo de pena de pavão

pena de pavão
Foto: @thecuriocraftsroom

16 – Ideal para proteger seu móvel de riscos e manchas

colorido
Foto: @pharmrahp

17 – Peças úteis para o dia a dia

cinza e cru
Foto: @thecrochetmarket

18 – Porta copo de crochê para iniciantes

Porta copo de crochê fio de malha
Foto: @elke.handgemacht

19 – Porta copos de crochê formato coração

formato coração
Foto: @crochetsweetcrochet

20 – Opção com franjas coloridas

franjas coloridas
Foto: @crochetbyri

21 – Mais um motivo estrela

motivo estrela
Foto: @crochetsweetcrochet

22 – O que acha dessa combinação de azul e amarelo?

azul e amarelo
Foto: @samandellieco

23 – Porta copo de crochê olho grego

Porta copo de crochê olho grego
Foto: @artncrochet

24 – Detalhe feito com fita de crochê na borda

fita de crochê na borda
Foto: @crochetsweetcrochet

25 – Padrão em formato de patinhas

em formato de patinhas
Foto: @pt_tezukuri

26 – Porta copos square floral

Porta copos square floral
Foto: @chriscraftcrochet

27 – Porta copos em crochê espiral

crochê espiral
Foto: @crochetsweetcrochet

28 – Porta copo de crochê econômico

Porta copo de crochê econômico
Foto: @allthingsiheart

29 – Porta copos de crochê natalino

vermelho e verde natalino
Foto: @thefineyarn

30 – Detalhe chique com ponto pipoca

rosa com ponto pipoca
Foto: @ha_chan414

31 – Jogo de porta copos mega estiloso

Jogo de porta copos moderno
Foto: @theninesisters

32 – Um acessório indispensável para sua cozinha

quadrado simples
Foto: @knitted_jewelry_oksana

33 – Em formato de flor de crochê

em formato de flor de crochê
Foto: @croch.etti

34 – Modelo simples e barato para vender

cinza e amarelo simples
Foto: @sayfiyehanim

35 – Para evitar marcas de copos e garrafas com elegância

flor azul
Foto: @lamadejard

36 – Porta copo de crochê quadrado trabalhado em duas cores

quadrado de duas cores
Foto: @torunjcrochet

37 – Para deixar a mesa bonita e bem decorada

alto na borda
Foto: @pennypods

38 – Modelo retangular em uma única cor

retangular azul
Foto: @stitchbyfay

39 – Com acabamento de tassel  

acabamento de tassel  
Foto: @boho_boutique_co

40 – Para uma mesa posta em tons de verde 

colorido
Foto: @crochet.happy.sunshine

41 – Modelo mandala de crochê

mandala de croche
Foto: @crochet.happy.sunshine

42 – Em formato de estrela

Em formato de estrela
Foto: @exquisite.crochetuk

43 – Brincando com rosa e verde

rosa e verde
Foto: @crochet.happy.sunshine

44 – Porta copos de fio náutico resistente

Porta copo de croche fio náutico
Foto: @marlens_handmade

45 – Porta copo de crochê de luxo

porta copo de crochê luxo
Foto: @ha_chan414

46 – Em forma de abacate

Em forma de abacate
Foto: @miguelscrochet

47 – Kit porta copos limão

Kit porta copos limão
Foto: @havvanintasarimlari

48 – Abusando das franjas e do espiral

cinza e cru com franjas
Foto: @boho_boutique_co

49 – Padrão luxuoso

moderno rosa e verde
Foto: @crochet.happy.sunshine

50 – Item que pode deixar o momento da refeição mais agradável 

porta copo de croche de barbante
Foto: @crochet.happy.sunshine

51 – Modelos de porta copos fáceis de fazer

Modelos de porta copos
Foto: @boho_boutique_co

52 – Para você usar em ocasiões especiais

facil de fazer
Foto: @claudita_taller

53 – Um simples laço faz toda a diferença

com laço pequeno
Foto: @pt_tezukuri

54 – Preto e branco para quem gosta de cores mais neutras

porta copo de croche preto e branco
Foto: @thecrochetmarket

55 – Modelo emoji sorridente

Modelo emoji
Foto: @monimoniofficial

56 – Com desenho de donut

desenho de donut
Foto: @pieces_of_crochet

57 – Decorativo e funcional

simples e neutro
Foto: @tenderwarmcreations

58 – Para fugir do tradicional

retangular trançado
Foto: @sass.and.stitch

59 – Um dos porta copos em crochê mais procurados

porta copo em crochê colorido
Foto: @queen_babs

60 – Peça para deixar a decoração da mesa de jantar encantadora

estrela com coração
Foto: @queen_babs

61 – Trabalho com fio de malha impecável

de fio de malha
Foto: @catias.creations

62 – Padrão maçã verde para as apaixonadas por frutas

maçã verde
Foto: @ggomulcrochet

63 – Diversão garantida com essas orelhas de gato

porta copo de croche gato
Foto: @entangled.crochetworks

64 – Opção de porta copos laranja

porta copo de croche laranja
Foto: @knitting___wonders

65 – Porta copo de crochê de fio de malha colorido

porta copo de croche fio de malha colorido
Foto: @docemel_tricoecroche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *