Receita de blusa de tricô feminina feita à mão: 5 Ideias e modelos

blusa de tricô

Uma receita de blusa de tricô feminina feita à mão é essencial para os iniciantes nesse tipo de trabalho. No entanto, para quem já tem experiência, também faz toda a diferença.

Isso porque, existem diversos modelos de blusas, com os mais variados pontos em tricô.

Os blusões de tricô nunca saem de moda, então, nada melhor do que se preparar para aprender como fazer diferentes peças.

Com as agulhas circulares e as agulhas retas do tricô é possível fazer acabamentos incríveis. Começando agora, você tem tempo para se aprimorar ainda mais na confecção na técnica do tricô.

blusa de tricô feminina feita a mão passo a passo

Através dos tutoriais, também fica fácil aprender a fazer tricô e usar os diferentes pontos com muita criatividade. Confira algumas receitas e se inspire com muitas ideias. 

Receita de blusa de tricô feminina feita à mão

Toda receita de blusa de tricô traz como principais materiais a agulha e o fio para tricô, em diferentes tamanhos, cores e formatos.

O fio ternura é mais indicado para roupas que pedem por um bom caimento, como é o caso desse blusão lindo no estilo oversize. Para esse modelo, segue a lista de materiais:

  • Fio ternura (3 novelos de 100g/230 metros)
  • Agulha de tricô n. 6
  • Agulha de tapeçaria

Passo 1

Depois de conferir as medidas para cada tamanho (P, M, G e GG), comece a peça colocando a quantidade de pontos indicada no tutorial, na agulha de tricô.

Não coloque os pontos muito apertados, para que a base não fique apertada.

Passo 2

Faça o ponto meia do lado direito e ponto tricô no lado avesso, sendo que, com isto, você vai fazer o ponto malha pelo comprimento do blusão.

Passo 3

Repita o ponto malha até chegar ao comprimento adequado para a sua peça.

Com o fio ternura, as bordas não vão ficar se enrolando, dando um efeito mais leve.

Passo 4

O arremate elástico, é o passo seguinte, e, quando finalizar a primeira parte (frente da blusa), repita o processo descrito até aqui, criando outra parte igual.

Passo 5

Confeccione as mangas com o mesmo ponto (ponto malha), fazendo aumentos de 20 em 20 carreiras.

Passo 6

Junte as partes confeccionadas, frente e costas, pela borda superior e depois inclua as mangas para fechar e unir as laterais. Utilize a agulha de tapeçaria para fazer a costura das partes.

Veja como fazer seguindo as dicas da Bianca Schultz:

Passo a passo de blusão em tricô para iniciantes 

Esse blusão é colorido e jovial, é um modelo fácil para iniciantes, mas muito atrativo para artesãos de todos os níveis.

O tipo de blusão desse tutorial é um clássico e o ideal é usar um fio de espessura média, especialmente se estiver começando na técnica.

Em resumo, você vai usar as duas agulhas retas do tricô para fazer o comprimento da peça e uma agulha circular para tecer o acabamento do pescoço.

O trabalho vai intercalar carreiras inteiras somente em ponto meia, em ponto tricô e em ponto malha. Siga conforme o tutorial, que apresenta o passo a passo de maneira clara e objetiva.

A peça pode ficar bem comprida mesmo, mas é como um perfeito blusão de tricô deve ser. Acompanhe cada detalhe do tutorial da blogby day:

Blusa de tricô com fio confete

O fio confete é uma grande tendência. Trata-se de um fio com pontos coloridos que dão um charme impressionante para peças em tricô.

São fofos e possuem lindos tons, sendo que esse fio também pode ter uma nuance moderna e até mais neutra, como esse modelo mostra. Assim, essa receita de blusa de tricô feminina feita à mão, traz opções para todos os gostos.

Se for necessário, use uma calculadora para calcular o seu projeto com cuidado, especialmente na hora de fazer o decote da peça. Lembre-se que o tamanho da peça influencia diretamente na quantidade de pontos que devem estar na agulha.

O ponto meia e o ponto tricô são essenciais e, ao mesmo tempo, são pontos fáceis de serem executados. O segredo é acompanhar o passo a passo sem pressa, pois tem muitas diminuições, aumentos e cálculos importantes.

Acompanhe e aproveite o passo a passo da Bianca Schultz:

Como fazer blusa de tricô com gola reta 

Nessa peça, além da gola reta, a largura foi ampliada para deixar a blusa mais confortável. A barra desse modelo também deixa a peça mais retinha, tirando um pouco do efeito sanfonado na borda inferior.

Se quiser, você pode repetir o efeito mais reto nos “pulsos” (parte da manga) ou, se quiser, basta não fazer a barra dessa forma.

Usando linhas de cores diferentes, esse modelo confecciona faixas, uma de cada cor, para compor um modelo listrado no blusão.

Faça parte por parte e depois costure, usando uma agulha de tapeçaria, para formar a blusa de tricô. Veja o passo a passo da Ana Alves:

Blusa feminina de tricô feita a mão modelo tulipa 

As carreiras desse modelo estão bem descritas nesse tutorial, assim não tem como se perder nas sequências de pontos para cada fileira.

O modelo tulipa traz um efeito mais aberto e leve, usando como base o ponto fantasia no comprimento. O ponto fantasia é um ponto decorativo que não tem uma receita padrão.

É importante saber fazer o ponto meia, o ponto tricô, o ponto asterisco, o mate duplo e as laçadas necessárias. Esse é um modelo mais elaborado, mas vale a pena aprender a fazer essa receita de blusa de tricô feminina feita à mão.

Veja o tutorial completo da Marcia Galti:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *