Silabário para imprimir: modelo grande para baixar em PDF

tipos de silabario

O silabário para imprimir serve para auxiliar professores ou familiares de crianças que buscam atividades escolares com a composição de palavras.

Uma forma eficaz de trabalhar com a memorização das sílabas que se apresentam, é colocar o silabário no quarto, em paredes ou em uma mesa de atividades.

Existem dois tipos de silabários para imprimir, o mais simples e o mais complexo. Nesse sentido, a diferença entre os dois já está no próprio nome, indicando que um, em geral, é mais fácil do que o outro.

silabário para imprimir simples

Baixar em PDF – Tamanho grande

Com as práticas artesanais, ainda é possível personalizar o silabário como quiser, mas sem atrapalhar a estrutura convencional.

Assim, o momento da alfabetização infantil fica ainda mais divertida e interessante. Saiba mais, a seguir, sobre esse instrumento tão especial!

O que é silabário? 

O silabário é um conjunto de símbolos (sílabas) que fazem parte da estrutura fonética e gramatical de uma língua escrita.

Como se sabe, as palavras são formadas por sílabas, portanto, conhecê-las é de extrema importância.

O que é silabário
Foto: @prof_jessicamacedo

A estrutura mais comum das sílabas que compõem o silabário, une o som de uma ou mais consoantes com o som de uma ou mais vogais.

silabario colorido
Foto: @pedagogabru_

A partir das consoantes, que são os primeiros elementos das sílabas, forma-se as famílias silábicas que o silabário busca organizar para facilitar a aprendizagem.

Quais as sílabas do silabário simples? 

O silabário simples é composto por famílias silábicas que, inicialmente, unem apenas uma consoante com uma vogal do alfabeto para formar cada sílaba do conjunto.

Por exemplo: Ba – Be – Bi – Bo – Bu (consoante B + vogais).

Contudo, o sufixo “ão” aparece também na composição do silabário simples, complementando o esquema das famílias silábicas.

Resultado: Ba – Be – Bi – Bo – Bu – Bão.

Assim, essa sequência se repete com todas as consoantes.

silabario completo
Foto: Dani Educar

O “ão” aparece porque, além de ser uma estrutura simples, é bastante usado em palavras que podem ser aumentativos de substantivos e adjetivos, expressões comuns e lugares.

É o caso dessas palavras: trintão, caldeirão, beirão, empurrão, puxão.

Sabendo disso, basta escolher um silabário para imprimir, que tragam essas estruturas básicas, para começar a ensinar as crianças sobre os encontros entre consoantes e vogais. 

Silabário simples para imprimir     

Para imprimir o silabário é necessário pensar na ludicidade do instrumento, ele precisa ter figuras ilustrativas, cores atraentes, além de uma fonte de letra legível.

É importante começar pelo silabário simples porque existem sílabas mais complexas que precisam desse aprendizado inicial para serem compreendidas, especialmente no português.

atividade silabario

Foto: Pinterest Lunna Alves MartinsCom isto, o primeiro passo é imprimir o silabário simples e perceber que só existe uma consoante em cada família silábica, que ganha o som quando acompanha as vogais.

Com esse recurso em mãos, é preciso se concentrar nas vogais e como elas influenciam nos encontros com as consoantes.

A ideia é que o silabário facilite a memorização do aprendizado e deixe o conhecimento mais divertido. É possível, por exemplo, fazer colagens de figuras, cujo o nome se inicie com determinada sílaba.

A palavra “BOLA” poderia, nesse caso, estar associada à família silábica da letra “B”, porque começa com “BO”. Ter a imagem da bola, com ou sem a palavra escrita, deixa o silabário mais especial.

Alguns silabários para imprimir já vêm com várias imagens associadas e com diferentes estilos de letras, mostrando a diferença de letras maiúsculas e minúsculas também.

Quais são as sílabas complexas? 

Depois do aprendizado das sílabas simples, o segundo passo é o aprendizado das sílabas complexas.

Elas trazem, geralmente, sílabas com três letras que contêm duas consoantes para formar um som diferente.

Sendo assim, o silabário complexo acaba sendo mais variado porque existem muitas possibilidades de sílabas com esse tipo de estrutura.

Por exemplo: BRA – BRE – BRI – BRO – BRU ou BLA – BLE – BLI – BLO – BLU.

Com isto, uma mesma consoante inicial pode fazer diferentes sons, através da conjunção om outra consoante, sendo que as duas letras acompanham sempre as vogais.

No silabário simples, já existe algumas sílabas com três letras, contudo, o som e a metodologia são considerados mais fáceis e, por isso, ele inicia o aprendizado.

A letra “Q”, por exemplo, já trazia uma família silábica com três letras no silabário simples: QUA – QUE – QUI – QUO – QUO.

No entanto, no silabário complexo, essas sílabas podem se repetir novamente, sem problemas, porque nesse silabário existem muitas outras sílabas novas.

O mais importante é diferenciar as sílabas entre cada tipo de silabário, proporcionando um aprendizado mais metódico e organizado.

Silabário complexo para imprimir 

Esse tipo de silabário pode exigir mais pesquisa para identificar qual o melhor modelo para as suas necessidades.

Afinal, alguns silabários desse tipo podem evidenciar diferentes sílabas, pois a língua portuguesa é recheada de variações complexas.

Silabário complexo para imprimir 
Foto: Pinterest Cindy Marlen.

Por isso, é possível encontrar silabários complexos menores, que possuem uma menor quantidade de variedade de sílabas.

Assim como existem os silabários complexos maiores, que trazem muito mais possibilidades.

Dentro do mesmo propósito do silabário simples, a única diferença para o silabário complexo está no nível de dificuldade do aprendizado.

Mas, independentemente do grau de dificuldade, é preciso manter a mesma atratividade do material, a partir de desenhos, ilustrações, palavras, cores vivas em destaque, etc.

As cores podem auxiliar no destaque das sílabas que acompanham algumas palavras fáceis que podem estar presentes, para que as crianças aprendam através dos exemplos.

Os recursos visuais deixam o silabário ainda mais lúdico e a criança terá o tempo dela para compreender e memorizar o conteúdo.

Dicas para trabalhar o silabário com as crianças 

Primeiramente, comece pelo silabário simples e, quando as crianças estiverem entendendo, acrescente o silabário complexo.

sílabas complexas
Foto: @giulia_lavor

O silabário ilustrativo com palavras é o mais lúdico e possibilita interações que facilitam o aprendizado.

Ao imprimir o silabário, é possível personalizar a partir de pinturas com lápis de cor, giz de cera, entre outros materiais.

alfabeto

Chame as crianças para participarem dessa decoração, sendo possível usar também colagens e outras técnicas artesanais.

Antes de escolher o melhor modelo, certifique-se que já viu o suficiente, apreciando diferentes estilos e fontes de letra.

letras

O ideal é que o silabário esteja completo, com letras maiúsculas e minúsculas, com todas as sílabas que precisam ser trabalhadas.

Deixe que as crianças tenham acesso fácil ao silabário e possam aprender brincando com ele.

Não tente forçar o aprendizado, é preciso ter calma e paciência para trabalhar diante do ritmo de cada pessoa. Lembre-se que o silabário para imprimir precisa ser prático e divertido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *