Quais os tipos de pinturas mais usados nas artes e suas características

A pintura é uma expressão versátil e atemporal no universo do artesanato. Escolher um dentre os diversos tipos de pintura para realizar uma obra faz parte do processo criativo e impacta diretamente no resultado final.

Neste artigo, vamos explorar os 8 tipos de pinturas mais aplicadas nas artes, desde as clássicas até as mais contemporâneas, revelando suas características.

Leia também: Como fazer pintura em tela paisagem e flores [para iniciantes]

8 Tipos de pinturas mais aplicados nas artes

Conhecer as características de cada um dos tipos de pinturas é fundamental para aprimorar as habilidades artísticas e ampliar a paleta criativa. Então, confira detalhes dos tipos de pintura mais aplicados nas artes:

Pintura em aquarela

Essa é uma técnica translúcida e delicada, que surgiu na Idade Média e floresceu durante o Renascimento, especialmente na Alemanha. De modo resumido, esse é o tipo de pintura com base fundamentalmente aquosa, pois os pigmentos são diluídos em água para oferecer efeito de transições suaves.

tipos de pinturas

Artistas como William Blake e J.M.W. Turner são destaque nessa categoria.

Veja ainda: Como fazer pintura orgânica e ideias de desenhos

Pintura a óleo

A pintura a óleo já apresentava indícios de existência entre os séculos V e X, em pinturas chinesas e indianas. Contudo, a maior parte das referências apontam para a origem da tinta em óleo no século XV, quando os irmãos Van Eyck ganharam destaque.

Tipos de arte pintura

Essa técnica utiliza pigmentos misturados a um meio à base de óleo, proporcionando uma paleta de cores intensas e uma secagem lenta que permite a manipulação prolongada das pinceladas, formando texturas e luminosidade atraentes.

Saiba mais: Como fazer pintura geométrica, dicas de tinta, cores e figuras

Pintura em serigrafia

A técnica da serigrafia, também conhecida como silk screen, é lembrada pela versatilidade e apelo gráfico. Em tese, ela surgiu apenas no século XX, como forma de reproduzir imagens.

Tipos de pintura em tela

Afinal, usa um processo de impressão em que tinta é pressionada através de uma malha esticada sobre um suporte. Inclusive, artistas como Andy Warhol elevaram a serigrafia à categoria de arte contemporânea.

Pintura em aerografia

A pintura em aerografia é derivada da pulverização de tinta através de um aerógrafo. Suas principais características são precisão e suavidade. Apesar de muitas pessoas não conhecerem, este é um dos tipos de pintura surgidos por volta do século XIX e que ganhou popularidade no século XX.

tipos de pinturas que existem

Atualmente, artistas como Dru Blair e Hergé inovam na aerografia, explorando técnicas do realismo.

Pintura em pastel

A pintura em pastel se tornou popular no século XVIII, com artistas como Maurice Quentin de La Tour. Em suma, é uma técnica que utiliza bastões de pigmentos secos, geralmente compostos por giz, goma e pigmentos, para promover texturas.

Pintura em pastel

Dentre os diversos tipos de pinturas em pastel, o mais utilizado é o pastel seco, que se ramifica em pastéis macios; pastéis duros; pan pastel; lápis pastel; e pastel de óleo. Caso você tenha gostado da proposta, vale a pena se debruçar sobre as técnicas de forma particular.

Pintura acrílica

A pintura acrílica surgiu em meados de 1950. Em tese, a tinta acrílica é solúvel em água e pode formar acabamentos foscos, com semibrilho ou acetinados. Além disso, conta com secagem rápida, oferecendo a possibilidade de sobrepor camadas e formar texturas expressivas.

Pintura acrílica

Artistas contemporâneos como Gerhard Richter e contemporâneos como Kehinde Wiley têm elevado a pintura acrílica a novas alturas.

Pintura em guache

Todo mundo conhece a pintura em guache. Não à toa, ela tem suas raízes no século XIII. A aplicação densa e a capacidade de sobrepor camadas são os principais elementos para tornar a técnica expressiva e versátil. Artistas como Paul Klee e Winsor McCay são referências na maestria do guache.

Pintura em guache

Explore suas obras para notar como o guache pode ir além do básico que nos é ensinado.

Pintura digital

Dentre os tipos de pinturas, a pintura digital é a mais recente em termos de criação. Trata-se de uma técnica que permite ao artista criar obras fora dos quadros e do papel. Com ela, é possível produzir diretamente em dispositivos eletrônicos, com direito a uma experimentação ilimitada.

Pintura digital

Adobe Photoshop, Corel Painter, Clip Studio Paint e Procreate estão entre as plataformas mais utilizadas para essa categoria de criação.

Deixe um comentário