Pintura orgânica: como fazer, qual tinta usar e ideias de desenhos

A pintura de parede com design orgânico é uma tendência contemporânea que vem cada dia ganhando mais popularidade nas decorações, pois se trata de uma pintura livre pela qual paredes são coloridas com desenhos e formas livres e irregulares.

O que é pintura orgânica?

A pintura orgânica é ideal para quem deseja por conta própria dar uma nova decoração para algum ambiente, uma vez que não busca a perfeição e proporciona decorações únicas e pessoais, considerando que cada um executa o seu próprio desenho de forma singular.

Veja ainda: 19 Dicas infalíveis para desenhar melhor 

Pintura Orgânica
Foto: @atividadearte

Uma de suas vantagens é que ela é mais econômica, já que não há contratação de mão-de-obra especializada para o trabalho.

Confira também: Como fazer Pintura Geométrica

Pintura Orgânica o que é
Foto: @parede.incomum

Os desenhos podem ser feitos considerando as mais variadas formas, desenhos tropicais ou representações de itens da natureza, formas geométricas ou desenhos abstratos.

Pintura Orgânica como fazer
Foto: @d.arts013

Se baseia na ideia de liberdade artística, dando ampla margem para a criatividade. O nome orgânico vem justamente porque o conceito adotado é da fluidez nas formas, da não adoção de formatos enrijecidos.

Pintura Orgânica parede passo a passo
Foto: @patriciaideiadigital

Por isso, é perfeita para destacar partes ou paredes em um ambiente, criando contrastes entre tonalidades ou quebrando a monotonia da decoração antiga, dando um aspecto mais moderno.

Pintura Orgânica parede
Foto: @rmtechni

Veja ainda: Atividades de pintura para Educação Infantil

Como e quando surgiu a pintura orgânica?

Essa técnica surgiu a partir de pesquisas acerca de quais desenhos ficariam bons para determinadas paredes em interiores. Entretanto, ganhou ampla popularidade com o isolamento social que a pandemia da covid-19 impôs às pessoas, para fugir do tédio nada melhor que ressignificar os ambientes dando uma nova decoração de forma simples.

Pintura em parede com flores e folhas
Foto: @millena.gouvea

Leia mais: Pinturas de parede criativas

Qual tinta ideal para fazer pintura orgânica?

Existem variados tipos de tintas que podem ser utilizadas para a confecção do trabalho, por isso na hora da escolha devem ser levadas em consideração para a aquisição daquelas com melhor custo-benefício em contraste com o resultado desejado.

Nessa análise, tanto o desenho em si quanto às características do ambiente a ser redecorado são essenciais para a escolha final. Portanto, o planejamento é uma etapa fundamental para que o resultado seja satisfatório.

Pintura de parede com flores azul marinho
Foto: @nanycarvalho_

No mercado há variadas opções, existem tintas com propriedades antimofo e antibactericida, que para ambientes fechados podem ser boas escolhas. Além disso, há também aquelas resistentes à umidade, ideais para as áreas externas ou paredes próximas a água.

Ademais, as tintas podem provocar efeitos diferentes nos desenhos a depender do tipo escolhido. Existem as acrílicas, látex ou PVA, com óleo, esmalte e epóxi.

Pintura de parede fácil e delicada
Foto: @leticia.brgs

Os tipos acrílicos possuem acabamento que pode ser fosco, acetinada ou com um semibrilho. As de látex ou PVA tem acabamento fosco.

Com óleo, são utilizadas preferencialmente para superfícies de madeira, e o acabamento encontrado será fosco ou brilhante.

Pintura de parede artística com plantas
Foto: @art.nacle

As de esmalte possuem o efeito de alto-brilho, acetinado ou fosco, e são mais adequadas para os ambientes externos. Por fim, as de epóxi indicadas para pisos e superfícies com fibras de vidro. No mercado há muitas marcas de tintas que trabalham com bons materiais.

Como fazer pintura orgânica na parede passo a passo

A técnica é simples e utiliza materiais fáceis de encontrar. Apenas é necessário:

  • Tinta da cor de sua escolha,
  • pincéis de espessuras diferentes,
  • rolo de pintura,
  • canetas pintor,
  • fita crepe,
  • bandeja de tinta,
  • lápis,
  • borracha;
  • jornal ou papelão para forrar o chão e evitar que ele seja sujo.

Como fazer

  1. Para fazer desenhos grandes ou para quem ainda não tem prática e segurança para pintar sem marcações, uma boa sugestão para o início do trabalho é fazer marcações a lápis do desenho, a fim de orientar onde cada elemento ficará. Depois, é só começar a pintar. Não se esqueça de forrar o chão antes.
  2. Uma dica para facilitar a execução do trabalho é que as pinceladas sejam feitas do centro para as extremidades e com movimentos aleatórios. O rolo pode ser utilizado para os espaços maiores. Lembrando que a pintura orgânica não tem regramento rígido, o pintor é livre para fazer do seu próprio jeito e não há necessidade de buscar a perfeição, o efeito buscado é o da espontaneidade.
  3. Por fim, com as canetas pintor da espessura desejada faça os contornos e demais detalhes que seu desenho tiver. Tenha cuidado para não borrar a tinta fresca, alguns acabamentos podem exigir que você espere para terminar quando a tinta já tiver secado um pouco e pode ser necessário mais de um demão para a obtenção da tonalidade escolhida.

Dicas de desenhos para pintura orgânica

A pintura orgânica por ter seu conceito baseado na liberdade de formas e criatividade do artista, pode ser desenvolvida combinando formas geométricas com os desenhos orgânicos, isto é, desenhos de quadrados e círculos com formas próprias dos que representam itens da natureza, como plantas e frutos, por exemplo.

Pintura de parede com cerejeira rosa
Foto: @e.artedf

Outra boa opção são as formas abstratas, que também combinam linhas, cores e contrastes. O limite é sua imaginação na pintura orgânica!

Deixe um comentário