Artesanato com garrafa pet para plantas: 5 Tutoriais fáceis

Se quiser decorar a casa de um jeito diferente e criativo, o artesanato com garrafa PET para plantas pode ser a solução.

Nesse caso, não importa se você mora em casa ou apartamento, criar vasinhos plásticos é uma opção prática e simples para decorar o ambiente com plantas.

Além disso, esse artesanato acaba sendo uma forma sustentável de fazer arte, pois reutiliza garrafas que poderiam ser descartadas no lixo.

Sendo assim, as garrafas PET podem ser suportes adoráveis para seu jardim ou horta, sendo ainda uma forma barata e simples de poder cuidar das plantas dentro de casa.

É muito mais do que uma peça utilitária, é uma peça decorativa e ornamental, pois podem formar lindos arranjos e cenários criativos.

Veja também: Inspirações de jardim com garrafa PET

Como fazer artesanato com garrafa pet para plantas?

Existem muitas opções de vasos para plantas artesanais, feitos com garrafa PET, de modo que apresentam possibilidades diversas para uma criação ornamental e personalizada.

Com os tutoriais e as dicas adequadas, é possível elaborar o seu artesanato com garrafa PET para plantas de maneira fácil.

arte com planta na garrafa pet
Foto: floweraura.com

Assim, também ficará bem fácil e prático fazer as adaptações necessárias para atender às suas preferências.

É possível dar o seu toque original na composição dos arranjos e jardins, seja na hora de ornamentar e pintar o seu vaso ou na própria arrumação das flores e dos vasos no ambiente.

Veja os tutoriais a seguir e conheça os melhores modelos para começar a fazer o seu jardim com esse material.

Leia mais: Passo a passo de horta em garrafa PET

1 – Vaso de garrafa pet para pendurar

Esse modelo apresenta como fazer um vaso pequeno, com uma borda ornamentada que parece uma flor e ainda são pintados com tinta spray na cor que desejar.

Pode-se fazer vários desse tipo, para serem pendurados em um formato espiral, por exemplo, deixando-os amarrados por cordões em diferentes alturas numa escala espiralada.

Pode parecer difícil, mas não é! E caso queira pendurá-los de uma maneira diferente, fique à vontade para criar.

Com isto, os cordões podem ficar presos em um suporte para teto em formato circular.

Assim, cada elemento é feito e inserido de modo bem especial, dando cor e vida ao ambiente.

Veja como fazer:

Confira ainda: Diversos modelos lindos de vasinhos de garrafa PET

2 – Como fazer jardim vertical de garrafa pet?

Para fazer um jardim vertical, faça vasos com garrafas PET na horizontal, cortando-as apenas no centro da parte superior, num tamanho adequado que dê para colocar a terra e a sua planta ou flor.

Além disso, lembre-se de fazer os furinhos na base para evitar que a terra fique muito úmida (com muita água acumulada) quando for regar.

Quando terminar de produzir os vasos nesse formato, eles podem ficar presos na parede, criando um cenário incrível no ambiente.

A paisagem fica ainda mais bonita com as flores e plantas crescendo de maneira saudável, então não se esqueça de cuidar bem delas.

Veja como fazer:

3 – Vasos de garrafa pet simples e fofos

Esse vaso super fofo é feito a partir da base de uma garrafa PET, de modo que ela seja recortada e decorada para criar a forma de um(a) gatinho(a).

Nesse sentido, pode-se fazer vasos com a “cara” de outros animais também, sendo uma opção excelente para quem gosta de uma decoração mais lúdica e divertida.

Para pintar a garrafa fazendo os detalhes do animal que quer representar, use tinta PVA ou outra que possa aderir na superfície plástica.

Ao terminar, coloque pedrinhas no fundo para filtrar a água, evitando o acúmulo de umidade, e comece a montar o interior do seu vaso, com terra, substratos e uma mudinha de planta da sua preferência.

Veja como fazer:

4 – Como fazer vasos decorativos de garrafa pet de 5 litros?

Usando um garrafão de cinco litros, crie um vaso simples com furinhos em toda a estrutura e veja como vai ficar incrível.

Os buracos vão dar um efeito criativo e personalizado ao seu vaso de garrafa PET, além de que isto irá ajudar na absorção da água na terra, pois evitará a retenção de umidade.

Usando uma garrafa PET de cinco litros, você poderá fazer dois vasos de planta se quiser, basta usar as duas metades da garrafa de modos diferentes para criar cada vaso.

A lógica da confecção continua a mesma e você vai poder utilizar todas as partes do garrafão, sem descartar nadinha. Não é maravilhoso?!

Veja como fazer:

5 – Como fazer vasos de garrafa pet para suculentas?

As suculentas vão ficar lindas em um arranjo com base de garrafa PET, porque a ideia nesse tutorial é que você aprenda a construir um lindo arranjo com muitas delas envolta de uma só garrafa.

O encaixe das mudinhas é feito a partir do tronco das suculentas, que precisam ser enxertadas nos furos feitos nas laterais da  garrafa.

Precisa ter bastante cuidado para fazer isso, mas ao assistir o passo a passo fica mais fácil saber como fazer esse artesanato.

Com a prática, o vaso para plantas também ficará cada vez melhor e bem feito.

Esse vaso com suculentas que saem e crescem por todos os lados da garrafa, pode ser construído em diferentes formatos, ou seja, com garrafas PET de tamanhos e formas diversas.

Veja como fazer:

 

6 – Jardim com garrafa pet no chão

Para criar um lindo jardim, várias garrafinhas plásticas de 500ml podem ser a solução.

A ideia básica é montar uma estrutura que fique estável no chão, a partir da união de muitas garrafinhas que vão se encaixar para criar um vaso retangular ou quadrangular.

É claro que você pode fazer outros formatos a partir dessa técnica, mas é melhor começar pelos modelos mais simples e fáceis de fazer.

A estrutura precisa ser formada a partir de uma base, que ficará em contato com o chão de maneira segura para as suas plantinhas.

Em seguida, é preciso fazer a formação das laterais para dar a altura necessária ao vaso, e isso vai depender do tipo de planta ou flor que estará nele.

A parte superior fica vazada para que você possa inserir a terra, o adubo, as plantas/flores etc., seguindo para a finalização desse artesanato com garrafa PET para plantas.

Veja como fazer:

Deixe um comentário